Último mês: Veja por apenas 4,00/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Bahia: petista sobe, ACM cai e diferença entre eles diminui treze pontos

Ex-prefeito segue líder com folga na corrida ao governo, mas vantagem recuou de 38 para 25 pontos desde a última pesquisa, aponta Real Time Big Data

Por Da Redação
5 set 2022, 11h42
  • Seguir materia Seguindo materia
  • ACM Neto e Jerônimo Rodrigues -
    ACM Neto e Jerônimo Rodrigues -  (Divulgação/.)

    A nova pesquisa divulgada para o governo da Bahia nesta segunda-feira, 5, pelo instituto Real Time Big Data, mostrou um avanço do candidato Jerônimo Rodrigues (PT), apoiado pelo governador Rui Costa (PT) e pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Rodrigues cresceu para 24% das intenções de voto, diminuindo a diferença para o líder, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), que agora tem 49%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

    Apesar da vantagem do ex-prefeito ainda ser considerável, ela caiu de 38 para 25 pontos em comparação com a última pesquisa do mesmo instituto, de 11 de julho, quando ACM vencia por 56% a 18%. De certa forma, o novo levantamento traz uma boa notícia para o petista, que tenta converter o apoio que Costa e Lula têm na Bahia em intenções de voto.

    Por outro lado, o cenário segue favorável a ACM. Nos votos válidos, o ex-prefeito seria eleito no primeiro turno com 60%, contra 29% de Rodrigues. Mesmo entre quem aprova o governo de Rui Costa (60% dos eleitores baianos, segundo a mesma pesquisa), ACM Neto tem 42% das intenções de voto, enquanto o candidato do governador tem 36%.

    Na principal pesquisa estimulada, o ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL), João Roma (PL), tem 9% das intenções de voto. Demais candidatos não pontuaram. São 8% de brancos e nulos e 10% que não sabem ou não responderam.

    Continua após a publicidade

    Senado

    Candidato da chapa petista, o senador Otto Alencar (PSD) lidera a disputa ao Senado com 25%. Ele é seguido de perto por Cacá Leão (PP), que é apoiado por ACM, tem 17% e por sua vez está empatado tecnicamente com Raíssa Soares (PL), nome bolsonarista que chega aos 12%. Tâmara Azevedo (PSOL) tem 4% e demais não pontuaram. São 16% de brancos e nulos e 26% que não sabem ou não responderam.

    O Real Time Big Data ouviu 1.200 eleitores entre 2 e 3 de setembro, e cadastrou a pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BA-04374/2022.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.