Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Associado a Lula, Jaques Wagner se aproxima de ACM Neto em disputa na BA

Atrás em levantamento do Paraná Pesquisas, ex-governador se aproxima de seu adversário quando seu nome é apresentado com apoio de líder petista

Por Leonardo Lellis 11 ago 2021, 09h16
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Embora mantenha a dianteira nas intenções de voto para a eleição para o governo da Bahia em 2022, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) pode encontrar um cenário mais apertado com uma variável na disputa: a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na campanha de seu adversário, Jaques Wagner (PT), no ano que vem. É o que mostra levantamento do instituo Paraná Pesquisas divulgado nesta quarta-feira, 11.

    Em dois cenários apresentados aos entrevistados, ACM Neto lidera com folga, com mais que o dobro das intenções de voto de seu principal concorrente, o ex-governador Jaques Wagner. Embora tenha sido reeleito e feito seu sucessor, Rui Costa, o petista amplia suas chances e encosta no candidato do DEM quando seu nome é associado ao de Lula.

    No primeiro cenário, ACM Neto tem 50% das intenções de voto contra 24,1% de Wagner. Bem atrás deles estão a médica Raíssa Soares (3,7%), o ministro da Cidadania do governo Bolsonaro, João Roma (3%), Marcos Mednes (1,3%) e Alexandre Aleluia (1%) – nenhum/branco/nulo somam 11,7% e não sabe/não respondeu, 5,2%.

    Com apenas três nomes na disputa, ACM Neto amplia a vantagem e chega a 52,3% das intenções de voto contra 25,4% de Jaques Wagner e 4,5% de João Roma – nenhum/branco/nulo são 11,9% e não sabe/não respondeu, 5,9%.

    Entretanto, a disputa fica mais apertada quando o instituto apresenta o apoio dos presidenciáveis aos candidatos ao governo: ACM Neto “com apoio de Ciro Gomes” soma 37,9% enquanto Jaques Wagner, “com o apoio de Lula” encosta e chega a 35%. João Roma “com o apoio de Bolsanaro” alcança os dois dígitos e tem 13,7% das intenções de voto – nenhum/branco/nulo são 8,8% neste cenário e não sabe/não respondeu, 5,9%.

    Continua após a publicidade

    Aprovação

    O instituto mediu a popularidade do governador Rui Costa (PT), que apoiará Wagner à sua sucessão: 50,9% dos baianos consideram a administração petista ótima ou boa; 27,1% a considera regular e 20,3% acham ruim ou péssima — não sabe/não opinou soma 1,6%. Quanto à aprovação, 66% aprovam a gestão de Costa enquanto 28,9% a desaprovam — 5,1% não sabe/não opinou.

    Em relação ao presidente Jair Bolsonaro a situação é o contrário: 22,9% consideram o governo federal ótimo ou bom; 20% acham regular; 56% classificam a administração do capitão ruim ou péssima — 1,2 não sabe/não opinou. Desaprovam o governo Bolsonaro 62,7%, aprovam, 32,7%  e 4,6% não sabe/não opinou.

    O instituto ouviu 2.008 eleitores entre os dias 4 e 7 de agosto através de entrevistas telefônicas. A margem de erro é estimada em dois pontos para mais ou para menos.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.