Último mês: Veja por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Após reviravolta, PT vai ao segundo turno em uma das capitais do agro

Lúdio Cabral disputará com o bolsonarista Abílio Brunini, candidato do PL

Por Victoria Bechara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 6 out 2024, 21h35 - Publicado em 6 out 2024, 21h32
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Lúdio Cabral, candidato do PT a prefeito de Cuiabá
    Lúdio Cabral, candidato do PT a prefeito de Cuiabá (Fundação Perseu Abramo/Divulgação)

    Após uma reviravolta, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) vai disputar o segundo turno contra o deputado federal Abílio Brunini (PL) em Cuiabá (MT), uma das capitais do agronegócio. O parlamentar bolsonarista conquistou 39,61% dos votos válidos, enquanto o petista teve 28,31%.

    As últimas pesquisas eleitorais mostravam um cenário diferente, com o deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil) na liderança, apoiado pelo governador Mauro Mendes (União Brasil). O candidato, porém, terminou em terceiro lugar, com 27,77% dos votos, e ficou de fora do segundo turno. Domingos Kennedy (MDB) também saiu derrotado com 4,31% — ele teve o apoio do atual prefeito, Emanuel Pinheiro (MDB). 

    Cuiabá é uma das poucas capitais que terão confronto direto entre o PT e o PL. Nas eleições de 2022, Jair Bolsonaro recebeu 61,5% dos votos em Cuiabá, contra 38,5% de Luiz Inácio Lula da Silva. Médico, Cabral foi vereador em Cuiabá por dois mandatos. Foi candidato à prefeitura da capital mato-grossense em 2012. Chegou ao segundo turno, mas foi derrotado por Mauro Mendes. Também perdeu para Pedro Taques na eleição para o governo estadual em 2014. Foi eleito deputado estadual em 2018 e atualmente está no segundo mandato.

    Em 2020, Brunini disputou a prefeitura da capital mato-grossense pelo Podemos, mas perdeu para Pinheiro no segundo turno. Já nas eleições de 2022, foi o segundo candidato a deputado mais bem votado do Mato Grosso, com 87.072 votos. Após o resultado deste domingo, 6, o parlamentar agradeceu aos eleitores pelas redes sociais. “Deus é maravilhoso. A todos de Cuiabá e MT, muito obrigado”, escreveu. 

     

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.