Após fenômeno Doria, Alckmin faz o seu ‘reality’ em rede social
Governador põe vídeos no Facebook com notícias da gestão, mas obtém no máximo 164 mil visualizações; seu afiliado político, prefeito tem média de 1,4 milhão
Em meio ao sucesso de João Doria (PSDB), fenômeno no Facebook com vídeos que relatam a sua rotina na Prefeitura de São Paulo, o governador do estado, Geraldo Alckmin (PSDB), está seguindo o exemplo do afiliado político. Alckmin, que já havia feito alguns conteúdos do tipo para as redes sociais, tem aumentado os registros da sua agenda pública – só este ano foram 14 posts desse tipo no Facebook.
Nas últimas semanas, a página oficial do governador passou a publicar eventos diversos, com pautas de apelo popular, como a entrega de um piscinão contra enchentes, as reformas da Linha 5 – Lilás do Metrô de São Paulo e a regulamentação da Lei do Pancadão, que cria regras para realização de bailes funk no estado.
Até agora, no entanto, Alckmin não tem conseguido acompanhar Doria nem na audiência nem no desempenho em frente às câmeras. Enquanto o prefeito registrou uma média de 1,4 milhão de visualizações por vídeo em janeiro, conforme levantamento de VEJA, o vídeo de melhor resultado do governador – o anúncio de uma parceria para instalar wi-fi nas estações de Metrô – marcava 164 mil nesta segunda-feira. Ou seja, pouco mais de 10% da média de audiência do seu afiliado.
Na gravação, Alckmin começa de lado, olhando para o seu computador, e se aproxima da câmera com uma cadeira giratória, em performance ensaiada que não lembra o desempenho do pupilo Doria, que tem uma experiência de 25 anos como apresentador de televisão. No conteúdo publicado pela página do governador, também é comum haver problemas de áudio e edição que chegam a comprometer a compreensão das falas de Alckmin.