Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco e Pedro Jordão. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Após conversa com ex-presidente, Lula achou que FHC está ‘muito lúcido’

Petista visitou na segunda-feira o tucano, que completou 93 anos, e conversaram sobre temas variados, segundo testemunhas

Por Redação 26 jun 2024, 13h11

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva considerou que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que acabou de completar 93 anos de idade, está bastante “lúcido”. A avaliação foi externada pelo petista após conversas entre ambos sobre vários temas, no apartamento do tucano, em São Paulo. Nem Lula nem FHC revelaram sobre quais assuntos conversaram.

O encontro, segundo a assessoria de Lula, teve caráter “privado”. Um aperto de mão entre os dois foi registrado pelo fotógrafo oficial do presidente, Ricardo Stuckert. No mesmo dia, Lula também visitou o linguista Noam Chomsky (95 anos), o jornalista Mino Carta (90) e o escritor Raduan Nassar (88). “Hoje, visitei em São Paulo quatro pessoas pelas quais tenho grande carinho (…). Na sexta-feira passada, já havia visitado, no Maranhão, o ex-presidente José Sarney, em São Luís, no Maranhão, limitou-se a postar Lula nas redes sociais. Sarney está com 94 anos.

Trajetórias

Lula e FHC têm uma carreira marcada mais por aproximações do que por distanciamentos. Nos anos 1970, durante a ditadura militar, o petista, então dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, apoiou a candidatura de FHC ao Senado.

Em 1994, ambos disputaram a eleição para presidente da República, vencida por FHC ainda no primeiro turno – a mesma situação se repetiria em 1998. Durante a gestão do tucano, o PT e Lula atuaram na oposição e foram bastante críticos ao então presidente.

Após vários enfrentamentos entre PT e PSDB nas disputas presidenciais seguintes, Lula e FHC voltaram a ficar próximos na eleição de 2022, quando o tucano anunciou apoio ao petista na disputa contra Jair Bolsonaro – no primeiro turno, de forma discreta; no segundo, de forma mais enfática.

Continua após a publicidade

Foi na campanha presidencial de 2022, em outubro, que Lula havia encontrado FHC pela última vez, também ao visitar o tucano em sua residência em Higienópolis, na região central de São Paulo, para agradecer o apoio dado na campanha.

FHC Plano Real
Os economistas Pérsio Arida, Pedro Malan e Gustavo Franco, com FHC: 30 anos do Plano Real (Fundação FHC/Divulgação)

Plano Real, 30 anos

Também na segunda-feira, 24, o ex-presidente FHC recebeu em seu apartamento três economistas diretamente ligados ao Plano Real, o programa de estabilização da moeda e da inflação que completou 30 anos este ano: Pedro Malan, então ministro da Fazenda do tucano; Gustavo Franco, presidente do Banco Central em 1994, quando o plano foi lançado; e Pérsio Arida, que participou da discussão e elaboração da estratégia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.