Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Aeroporto de Porto Alegre deve reabrir no final do ano, diz concessionária

Executivos da Fraport Brasil se reuniram hoje com Paulo Pimenta e outras autoridades para discutir plano de retorno às operações

Por Da Redação 3 jun 2024, 17h24

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, deve continuar fechado pelo menos até o final deste ano. A previsão foi atualizada nesta segunda-feira, 3, pela concessionária Fraport Brasil, que realizou uma vistoria na manhã de hoje com presença do ministro Paulo Pimenta (Reconstrução) e outras autoridades federais e estaduais.

“Se os impactos forem menores do que os previstos inicialmente, vamos torcer para que o aeroporto esteja disponível para o final do ano”, diz a CEO da Fraport Brasil, Andreea Pal, em nota enviada à imprensa. Segundo a empresa, após passar semanas completamente inundado pelas chuvas, as águas no sítio aeroportuário começaram a baixar nos últimos dias e somente hoje foi possível iniciar a retirada dos entulhos das pistas de pouso e decolagem.

Além da limpeza, o processo de reabertura envolve também um período de testes da resistência do solo, que deve durar ao menos 45 dias, e uma ampla avaliação dos equipamentos danificados pelas enchentes. A estimativa da concessionária é que um cronograma mais detalhado para a restauração do aeroporto deve ser divulgado no início de julho.

Além de Pimenta, que foi designado pelo governo federal para comandar a reconstrução do Rio Grande do Sul após a catástrofe climática, participaram da vistoria o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tiago Pereira; o secretário nacional de Aviação Civil, Frederico Antunes; o secretário estadual de Parcerias e Concessões, Pedro Capeluppi; e o deputado estadual Frederico Antunes (PP), presidente da Frente Parlamentar da Aviação na Assembleia gaúcha.

Um mês sem voos

Nesta segunda-feira, o Salgado Filho completou um mês com as atividades interrompidas em razão do alagamento das pistas e terminais. No dia 22 de maio, após quase três semanas inoperante, a Anac publicou uma portaria suspendendo todos os voos no aeroporto da capital gaúcha até que sejam comprovadas as condições de segurança para retomada das viagens.

Na semana passada, as companhias aéreas foram autorizadas a operar parcialmente na Base Aérea de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. Os embarques e desembarques estão ocorrendo no ParkShopping Canoas, a cerca de quatro quilômetros de distância do aeródromo militar.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.