O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu na noite desta segunda-feira, 9, governadores e representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. O encontro deverá discutir ações conjuntas a fim de evitar que atos golpistas e terroristas, articulados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, se alastrem pelo país.
Até mesmo mandatários aliados a Bolsonaro — como Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, e Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina — que inicialmente haviam informado que não participariam da reunião, acabaram comparecendo.
O governador do Pará Helder Barbalho (MDB) abriu o discurso agradecendo a presença dos chefes estaduais e assinalou que o Fórum dos Governadores respeita as “diversas matizes políticas que compõem a pluralidade ideológica e partidária” do país, mas que todos têm uma causa “inegociável” que os une, que é a democracia.
“Estejamos aqui não para defender ideias ou pensamentos de direita ou de esquerda, mas que possamos defender a democracia e as instituições do nosso país (…) Entendemos todos a importância de estarmos aqui presencialmente para reafirmar o compromisso dos 27 estados da federação com a democracia e nos colocar ao lado dos poderes constituídos deste país neste momento que o país vive”, declarou Barbalho.
O encontro contou com a presença, ainda, da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, e os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, o interino Veneziano do Rêgo (MDB-PB).
Veja os governadores presentes:
Antônio Denário (RR)
Carlos Brandão (MA)
Ratinho Jr. (PR) — No início da reunião, anunciou-se que o governador do Paraná se atrasaria
Celina Leão (DF)
Cláudio Castro (RJ)
Clécio (AP)
Helder Barbalho (PA)
Marcos Rocha (RO) – Como está licenciado, mandou representante do governo
Ronaldo Caiado (GO) – Como recupera-se de cirurgia, enviou o vice Daniel Vilela
Eduardo Leite (RS)
Eduardo Riedel (MS)
Elmano de Freitas (CE)
Fábio Mitidieri (SE)
Fátima Bezerra (RN)
Gladson Cameli (AC) – Enviou vice Mailza Gomes
Jerônimo Rodrigues (BA)
João Azevedo (PB)
Jorginho Mello (SC)
Paulo Dantas (AL)
Paulo Mendes (MT) – Enviou vice Otaviano Biveta
Rafael Fonteles (PI)
Raquel Lyra (PE)
Renato Casagrande (ES)
Romeu Zema (MG)
Tarcísio de Freitas (SP)
Vanderlei Barbosa (TO)
Wilson Lima (AM)