Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

A reação nas redes ao agradecimento de Milei a Lula sobre briga com Maduro

Lulistas, bolsonaristas, peronistas e apoiadores do presidente argentino marcaram posição na publicação do chefe do Estado argentino

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 1 ago 2024, 16h43

O presidente argentino, Javier Milei, disse, nesta quinta-feira, 1º, que os “laços de amizade que unem a Argentina e o Brasil são muito fortes e históricos”. Em publicação no X, o argentino agradeceu, sem citar Lula, a “disposição do Brasil para assumir a custódia da Embaixada argentina na Venezuela”.

A diplomacia brasileira assumiu a proteção e segurança da da Embaixada da Argentina na Venezuela após a equipe diplomática argentina ser expulsa por Nicolás Maduro. Buenos Aires não reconheceu a reeleição do venezuelano em uma eleição sob suspeita de fraudes e questionamentos quanto à transparência e fiscalização das urnas.

O agradecimento do chefe de Estado argentino ao governo do Brasil gerou reações diversas nas redes sociais. Nos comentários da publicação, há um pouco de tudo: políticos peronistas enaltecendo Lula, apoiadores de Milei reconhecendo o ato do Itamaraty, mas sem dar o braço a torcer ao presidente brasileiro, simpatizantes do petista ironizando o argentino e, claro, provocações sobre a rivalidade entre os dois países no futebol.

Continua após a publicidade

Um apoiador de Milei agradeceu ao Itamaraty e desejou que o “Lula socialista” seja considerado “traidor do povo venezuelano” por Maduro. Em outro espectro político, o ex-deputado peronista Fernando Asencio, que ocupou o cargo de subsecretário nos ministérios de Relações Exteriores e Desenvolvimento Social no governo de Alberto Fernández, enalteceu o “grande presidente Lula e seu nobre e grandioso país”.

Continua após a publicidade

A publicação também repercutiu no Brasil. Um perfil bolsonarista disse para o argentino ter “cuidado” porque Lula é partidário de Maduro e pode entregá-lo ao regime. Já um lulista sugere que o presidente da Argentina “faça o L”, em referência ao slogan que marcou a campanha do petista em 2022. Enquanto isso, um apoiador anônimo do argentino, chamado na rede social de “Peruca de Milei”, agradeceu rapidamente ao petista, mas logo recorreu ao futebol para tentar contar vantagem: “Obrigado aos brazucas, Maradona é maior que Pelé”, publicou.

Continua após a publicidade

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.