Último mês: Veja por apenas 4,00/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

A reação dos filhos de Bolsonaro aos disparos de Malafaia contra o pai

Flávio, Carlos e Eduardo criticaram ataques e afirmaram reconhecer importância do pastor; religioso acusou Bolsonaro de se omitir nas eleições de São Paulo

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 out 2024, 17h19 - Publicado em 8 out 2024, 15h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Família Bolsonaro
    Família Bolsonaro: Flávio, Jair, Carlos e Eduardo - (//Reprodução)

    O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-RJ) e o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (PL) reagiram às duras críticas feitas por Silas Malafaia a Jair Bolsonaro.

    Em entrevista à colunista Monica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo, nesta terça-feira, 8, o pastor e aliado de primeira hora do clã acusou o ex-presidente de se omitir nas eleições para a prefeitura de São Paulo e disparou: “Que porcaria de líder é esse?”.

    Em suas redes, Carlos afirmou reconhecer a “importância” de Malafaia na pauta de defesa de anistia aos presos do 8 de Janeiro e de defesa da “liberdade” no país — foi o pastor quem financiou, apenas neste ano, dois grandes atos na Avenida Paulista e um outro em Copacabana com esse mote —, mas criticou o líder religioso. “Tem meu respeito mesmo que esteja extremamente irritado por algum motivo e cometa alguns equívocos, agora atacando de forma absurda meu pai”, declarou.

    Eduardo, em nota enviada à imprensa, seguiu na mesma toada. Reconheceu a atuação de Malafaia nas pautas conservadoras e buscou apaziguar a situação. “Se ele nos critica hoje por algum motivo, ainda que eu possa entender como absurdas certas palavras usadas por ele, cabe a mim ter a maturidade de interpretar e resolver com ele internamente”, declarou o deputado.

    Mais cedo, Flávio falou ao portal Metrópoles e, depois, emitiu uma nota também criticando a postura de Malafaia. “Roupa suja se lava em casa, e não em público. O presidente Bolsonaro fez o que tinha que ser feito, no momento certo, e foi decisivo para o cenário em São Paulo. Se não fosse Bolsonaro, Ricardo Nunes (prefeito do MDB) não estaria no segundo turno”, disse o senador.

    Continua após a publicidade

    Marçal e Tarcísio de Freitas

    O ponto central do atrito entre diferentes alas da claque bolsonarista foi justamente a eleição em São Paulo. Bolsonaro e o PL fecharam acordo para apoiar a reeleição de Nunes, com a indicação do vice Mello Araújo (PL) na chapa. Com a tração conseguida por Pablo Marçal (PRTB) e a identificação do eleitorado bolsonarista com o ex-coach, Bolsonaro, como estratégia para conter um possível desgaste, passou a evitar o apoio direto a Nunes. O atual prefeito teve o apoio de figuras como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do próprio Malafaia.

    Depois que Marçal começou a adotar uma postura frontal contra quadros do próprio PL, num movimento considerado até mesmo de “quebra de hierarquia” contra Bolsonaro (algo que começou a incomodar e a preocupar o ex-presidente), Malafaia foi um dos nomes que não recuaram e decidiram “bater de frente” com o empresário. Até a eleição, eram contumazes os vídeos do pastor buscando apontar a “farsa” do ex-coach, principalmente junto ao público evangélico.

    Também nesta terça-feira, 8, Flávio comentou o posicionamento de Tarcísio e de Malafaia em torno da candidatura de Nunes, mas queixou-se da exposição pública feita pelo pastor.

    “Foram decisivos Tarcísio e Malafaia, cada um na sua função, como um time de futebol que não ganha só com atacantes. A fase agora é de distensionamento e, sem orgulho e vaidade, vamos juntos vencer a extrema esquerda em São Paulo, 2026 já começou e precisamos ser mais racionais que emotivos”, disse o filho Zero Um de Bolsonaro.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.