Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

A principal aposta de Bolsonaro para o 7 de Setembro já foi bem-sucedida

Presidente conseguiu reunir grandes públicos em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo

Por Da Redação
Atualizado em 7 set 2022, 18h03 - Publicado em 7 set 2022, 17h40
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Brazilian President Jair Bolsonaro (R) greets supporters during celebrations to mark Brazil's 200th anniversary of independence, at Copacabana Beach in Rio de Janeiro, Brazil, on September 7, 2022. (Photo by Carl DE SOUZA / AFP)
    Jair Bolsonaro com seus apoiadores no Rio de Janeiro - (Carl de Souza/AFP)

    O feriado de 7 de Setembro ainda não acabou, mas já dá para dizer que a principal aposta do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao incentivar a manifestação de apoiadores durante a data comemorativa foi bem-sucedida. Os atos bolsonaristas reuniram bons públicos nas três principais cidades, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo — as duas primeiras contaram com a presença do presidente.

    As imagens de Bolsonaro discursando em nome da liberdade, dos valores cristãos, contra o comunismo e em defesa da pátria para uma multidão verde-amarela vão se transformar em material pra a campanha eleitoral nas redes sociais e na propaganda na TV. Elas passam a ideia, afinal, de que ele é capaz de promover grandes concentrações populares a menos de um mês da eleição.

    Também servirão para reforçar as críticas às pesquisas eleitorais — na maioria, o presidente está atrás de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A estratégia já começou a ser usada quase em tempo real nas redes sociais, como mostra o post abaixo do filho Zero Um do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

     

    O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), um dos principais líderes do Centrão, também foi às redes festejar as imagens.

    Ao longo do dia, foram centenas de menções ao “datapovo”, expressão usada por bolsonaristas para dizer que as ruas mostram um cenário mais plausível do que as empresas especialistas nesse tipo de levantamento — em especial, o Datafolha.

    Continua após a publicidade

     

    As multidões que se reuniram em torno do presidente nas três principais cidades do país servirão para ilustrar um apoio expressivo da população que o presidente claramente já tinha. Desde o começo da campanha presidencial, mesmo em seus piores momentos e com uma avaliação ruim de seu governo, ele ostentou em torno de 30% do eleitorado, o que é mais que suficiente para levá-lo ao segundo turno. Nas últimas dez pesquisas BTG/FSB, por exemplo, Bolsonaro sempre oscilou de 29% a 33% das intenções de voto.

     

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.