Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

A festa bolsonarista com a demissão de Ana Moser do Ministério do Esporte

Aliados de Bolsonaro ironizam iminente substituição de ministra para viabilizar acordo com o Centrão; ex-presidente extinguiu pasta em seu governo

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 Maio 2024, 21h20 - Publicado em 6 set 2023, 11h47
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O encaminhamento da demissão da ministra do Esporte, Ana Moser, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem deixado a base bolsonarista em polvorosa.

    Desde a última terça-feira, 5, aliados de Jair Bolsonaro ironizam a decisão de Lula, que integra um movimento mais amplo para acomodar partidos do Centrão no governo em troca de apoio no Congresso. A expectativa é que a pasta do Esporte vá para o deputado André Fufuca (PP-MA), aliado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

    Curiosamente, o ministério que agora é alvo do fogo cruzado foi extinto pelo próprio governo Jair Bolsonaro. Ao assumir a Presidência, em 2019, o então presidente incorporou as atribuições da pasta ao Ministério da Cidadania – a pasta específica para Esporte foi recriada no governo Lula.

    “É INCONCEBÍVEL a demissão injustificável da Ana Moser. O esporte brasileiro não merece isso. É claramente o Brasil retrocedendo”, postou nas redes sociais o advogado Fabio Wajngarten, ex-ministro da Secretaria de Comunicação de Bolsonaro e aliado de primeira hora do ex-presidente.

    Expoente bolsonarista no campo esportivo, o deputado federal Maurício do Vôlei (PL-MG) compartilhou no Instagram uma notícia sobre a substituição de Ana Moser por Fufuca, ironizando a demissão da ministra.

    Continua após a publicidade

    O correligionário Nikolas Ferreira (PL-MG) também se manifestou nas suas redes. “Expectativa: ser uma mulher empoderada que salvará o esporte no Brasil. Realidade: tomar um pé na bunda e ser substituída para o Centrão”, publicou o deputado.

    Dança das cadeiras

    Além do embarque de André Fufuca, do PP, no governo, as trocas ministeriais também preveem a chegada à Esplanada dos Ministérios do deputado Silvio Costa Filho, do Republicanos, que deve ocupar a cadeira de um dos ministros do PSB – ou a pasta da Indústria e Comércio do vice Geraldo Alckmin, ou Portos e Aeroportos de Márcio França.

    Enquanto o governo Lula discute o redesenho interno para incorporar as legendas ao governo, o entorno dos cotados a ministros considera que a medida, negociada há meses mas tida como certa, vai dar mais tranquilidade ao Executivo para aprovar propostas na área econômica no Congresso. O cálculo é que a iniciativa signifique de 55 a 60 votos de ambas as legendas. A bancada do PP tem 49 deputados, e a do Republicanos, 41, mas nenhuma das duas legendas garante apoio integral ao governo.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.