Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

A enorme dificuldade do herdeiro político de Dino na disputa em São Luís

Mesmo com a máquina herdada do ministro do STF, a quem chama de 'professor', Duarte Jr. (PSB) está quase 40 pontos atrás do prefeito Eduardo Braide (PSD)

Por Victoria Bechara 10 set 2024, 11h24
  • Seguir materia Seguindo materia
  • ALIADOS - O padrinho e o hoje candidato, em 2018: convívio desde a faculdade
    Flávio Dino e Duarte Jr. na campanha eleitoral de 2018: herdeiro foi convidado pelo 'professor' para ocupar cargos públicos logo após se formar em faculdade (@ProfessorDuarteJr/Facebook)

    Herdeiro político do ex-governador, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública no governo Lula e agora ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, o deputado federal Duarte Júnior (PSB) está com dificuldades para conquistar a prefeitura de São Luís, mesmo com todo o apoio da máquina política deixada pelo seu padrinho.

    Publicidade

    Segundo pesquisa Quaest divulgada na segunda-feira, 9, ele tem apenas 21% das intenções de voto contra 60% do prefeito Eduardo Braide (PSD), que tenta a reeleição. O segundo pelotão de candidatos vem bem distante, com Wellington do Curso (Novo) com 3%, seguido por Dr. Yglésio (PRTB), com 2%. Fábio Câmara (PDT), Flávia Alves (Solidariedade) e Saulo Arcangeli (PSTU) têm 1% cada. Os indecisos são 5% e os brancos e nulos são 6%. O instituto ouviu 852 eleitores entre os dias 6 e 8 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais. 

    Publicidade
    O RIVAL - Eduardo Braide: prefeito tenta reeleição contra grupo criado por Dino
    FAVORITO – Eduardo Braide (PSD): prefeito de São Luís tem 60% das intenções de voto e pode conquistar novo mandato contra o grupo criado por Dino (@eduardobraide/Instagram)

    Há sinais da herança do agora ministro do STF em todo lugar. A começar pelo candidato escolhido pelo seu antigo grupo para disputar a prefeitura de São Luís. Duarte Jr., além de ser do mesmo partido ao qual Dino pertencia, o PSB, é um professor universitário e advogado de 37 anos que foi aluno de Dino na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Maranhão e até hoje se refere a ele como “professor”, como mostrou reportagem de VEJA

    Duarte Jr. foi convidado logo após a formatura para o comando de postos da administração estadual quando Dino se tornou governador do estado. A chefia de órgãos como o Procon e o Viva Cidadão (serviço de emissão de documentos) o credenciou a ser eleito deputado estadual em 2018 e federal em 2022. Sua única derrota eleitoral foi em 2020, quando tentou a prefeitura de São Luís pela primeira vez e foi derrotado por Braide.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Máquina eleitoral

    Duarte Jr. disputa a prefeitura com praticamente a mesma máquina que sustentou o último projeto eleitoral de Dino, em 2022. Das dez legendas que apoiaram as campanhas do hoje ministro do STF ao Senado e de seu vice, Carlos Brandão, ao governo do estado, nove estão na campanha do candidato do PSB (veja o quadro).

    No total, a coligação terá doze partidos, reproduzindo a miscelânea ideológica característica das alianças formadas pelo seu padrinho. A chapa reúne siglas à direita e à esquerda e traz um ineditismo na atual campanha: é a única coligação de candidato a prefeito em uma capital que reúne PT e PL no mesmo palanque.

    Publicidade
    arte São Luís
    (./.)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.