PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

A dura crítica da viúva de Marielle Franco ao ministro Lewandowski

Monica Benicio criticou falta de respostas e 'disputa de protagonismo político' que envolve a investigação

Por Isabella Alonso Panho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 11h12 - Publicado em 20 mar 2024, 11h22

O anúncio feito pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, de que o Supremo Tribunal Federal (STF) homologou o acordo de delação premiada do ex-PM Ronnie Lessa desagradou a viúva de Marielle Franco. Monica Benicio, que é vereadora pelo PSOL no Rio de Janeiro, disse que o pronunciamento desta terça, 19, “em nada colabora com a esperança” e criticou a “disputa de protagonismo político” em torno do caso. 

Nós, familiares de Marielle e Anderson, não aguentamos mais a falta de respostas sobre quem mandou matar Marielle e nem promessas vazias sobre especulações de prazos que não se sustentam, só servem pra aumentar a nossa dor e a nossa ansiedade. Isso é desrespeitoso conosco“, disse Benicio no X (antigo Twitter), depois do pronunciamento. 

Ela acusou diretamente Lewandowski de transformar o caso em um “espetáculo”. “O que me causou surpresa, realmente, foi ver um ministro de Estado agir do mesmo modo, em especial, com o fechamento vazio de seu pronunciamento.”

O anúncio feito pelo ministro na terça não deu detalhes sobre o teor da delação. Lewandowski disse apenas que terá “brevemente” a solução do crime. “Queremos respostas concretas. Espero que a próxima coletiva convocada seja para fazer um pronunciamento de ordem concreta e realmente comprometida com a Justiça”, disse Benicio nas redes sociais. No último dia 14, o assassinato de Marielle completou seis anos.

Continua após a publicidade

Investigações

Ainda na gestão de Flávio Dino no ministério, as investigações esclareceram a cadeia de execução do assassinato de Marielle, mas ainda não haviam chegando ao mandante. O encerramento da investigação foi uma das promessas de Lula para o seu terceiro mandato.

O caso foi federalizado em fevereiro de 2023, no começo da gestão petista. Desde então, esse é o segundo acordo de colaboração premiada feito no caso. Élcio de Queiroz, apontado como o condutor do veículo usado no crime, fez uma delação em julho passado. Lessa é suspeito de ter sido o autor disparos e de ser o contratado pelo mandante.

Além dos dois ex-policiais militares, o bombeiro Maxwell Simões Corrêa também está preso, investigado por colaborar com a dinâmica do crime. No último dia 28, o Gaeco do Rio prendeu na Baixada Fluminense um homem suspeito de descartar o veículo usado pelos criminosos.

O caso estava no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e foi encaminhado para a Corte Constitucional no último dia 13, porque passou a ter como um dos investigados alguém com foro privilegiado por prerrogativa de função. O relator é o ministro Alexandre de Moraes.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.