Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

A cartada de Lula no STF para enterrar seu último processo na Justiça

Advogados do petista querem que o ministro Ricardo Lewandowski suspenda e depois tranque processo relativo à compra de caças suecos Gripen

Por João Pedroso de Campos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 23 fev 2022, 17h55 - Publicado em 21 fev 2022, 20h23

Depois de conseguir junto ao STF as decisões que anularam condenações por corrupção e devolveram ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a liberdade, os direitos políticos e o acesso a seus bens, a defesa do petista bate à porta do Supremo para enterrar o último processo ainda em tramitação contra ele na Justiça.

Em uma petição encaminhada nesta segunda-feira, 21, ao ministro Ricardo Lewandowski, os advogados de Lula pedem a suspensão da ação penal que trata de supostos crimes cometidos na compra pelo governo de 36 caças suecos Gripen, aberta na Justiça Federal do Distrito Federal a partir da Operação Zelotes. O ex-presidente é réu neste processo por supostos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

O documento a ser analisado por Lewandowski foi apresentado no mesmo processo do STF em que o ministro concedeu ao petista acesso às mensagens hackeadas dos celulares de membros da extinta força-tarefa da Operação Lava Jato no Paraná.

Citando algumas das mensagens trocadas em grupos do aplicativo Telegram, os defensores sustentam que os procuradores do Ministério Público Federal no Distrito Federal Frederico de Carvalho Paiva e Herbert Reis Mesquita, signatários da denúncia do caso dos caças, agiam para prejudicar Lula nos mesmos moldes dos colegas paranaenses. Com base nos diálogos, os advogados afirmam que o processo foi “construído sob a indevida ingerência dos membros da extinta “força-tarefa da lava jato”.

“Apesar de tramitar perante a Seção Judiciária do Distrito Federal, [o processo] possui as claras digitais da obsessiva ‘força-tarefa da Lava Jato’”, diz a petição, que cita a existência de um “plano do Lula” entre os procuradores para incriminar o petista. O tal plano reuniria ataques à defesa dele, “cooptação de delatores” para acusá-lo, “ocultação de provas” e investigações clandestinas.

No pedido a Ricardo Lewandowski, os advogados do ex-presidente pedem a suspensão liminar, ou seja, provisória, do processo, e então a concessão de um habeas corpus de ofício, isto é, por iniciativa do ministro, para trancá-lo definitivamente. Em maio de 2021, o juiz substituto Frederico Botelho, da 10ª Vara Federal do Distrito Federal, determinou a suspensão do depoimento de Lula na ação penal, diante da apresentação por sua defesa de um pedido para declarar suspeitos os procuradores Frederico Paiva e Herbert Mesquita.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.