A prática regular de atividade física traz muitos benefícios à saúde e isso não é mais novidade. A Organização Mundial da Saúde, recomenda a prática de 30 minutos por dia para adultos saudáveis, para redução do risco de doenças cardiovasculares. Já a Sociedade Brasileira de Cardiologia, defende 30 minutos, no mínimo por cinco dias da semana, abre também a possibilidade de dividir o tempo diário em dois momentos de 15 minutos cada.
Constipação
Mas seus benefícios não param por aí ela também pode ajudar no bom funcionamento do intestino. A constipação intestinal, conhecida popularmente como intestino “preso”, é uma das queixas mais comuns, sendo responsável por 2,5 milhões de consultas medicas no ano de 2014 nos Estados Unidos. Em termos gerais sabemos que a constipação atinge o sexo feminino em maior escala e é uma das queixas frequente em consultas com ginecologistas.
A alimentação está diretamente ligada em seu tratamento e prevenção, a introdução e aumento no consumo de fibras ajudam em sua diminuição. Mas, além de comer adequadamente, a atividade física também é uma grande aliada quando o assunto é o bom funcionamento do intestino.
Outro alimento, muito utilizado no tratamento da constipação intestinal é o probiótico. Na verdade, muito mais que alimento, é um dos famosos alimentos/medicamentos, os nutracêuticos. Os probióticos são bactérias relacionadas à produção de substâncias benéficas, à prevenção do câncer intestinal, ao funcionamento adequado do intestino e à redução da absorção de gorduras e açúcar.
O papel da atividade física
Praticar atividades regularmente ajuda na movimentação do trânsito intestinal, evitando a sensação de intestino “preso”, e uma futura constipação. Outro benefício está relacionado com a prevenção de doenças como inflamações e câncer de intestino. Alguns estudos demonstram que mulheres e homens mais ativos apresentam menores riscos de desenvolver estas doenças.
A combinação perfeita está na hidratação abundante, entre 1,5 a 2 litros por dia, ingesta de fibras, em torno de cinco porções do reino vegetal por dia e atividade física.
Quem faz Letra de Médico
Adilson Costa, dermatologista
Adriana Vilarinho, dermatologista
Ana Claudia Arantes, geriatra
Antonio Carlos do Nascimento, endocrinologista
Antônio Frasson, mastologista
Artur Timerman, infectologista
Arthur Cukiert, neurologista
Ben-Hur Ferraz Neto, cirurgião
Bernardo Garicochea, oncologista
Claudia Cozer Kalil, endocrinologista
Claudio Lottenberg, oftalmologista
Daniel Magnoni, nutrólogo
David Uip, infectologista
Edson Borges, especialista em reprodução assistida
Fernando Maluf, oncologista
Freddy Eliaschewitz, endocrinologista
Jardis Volpi, dermatologista
José Alexandre Crippa, psiquiatra
Luiz Rohde, psiquiatra
Luiz Kowalski, oncologista
Marcus Vinicius Bolivar Malachias, cardiologista
Marianne Pinotti, ginecologista
Mauro Fisberg, pediatra
Miguel Srougi, urologista
Paulo Hoff, oncologista
Paulo Zogaib, medico do esporte
Raul Cutait, cirurgião
Roberto Kalil – cardiologista
Ronaldo Laranjeira, psiquiatra
Salmo Raskin, geneticista
Sergio Podgaec, ginecologista
Sergio Simon, oncologista
Walmir Coutinho, endocrinologista