Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

José Vicente

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Professor, advogado e militante do movimento negro, ele é o reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, em São Paulo, instituição pioneira de ensino no Brasil que ajudou a fundar em 2004.
Continua após publicidade

A primeira bolsa contra o racismo criada no Brasil

Iniciativa pioneira surgiu por meio de uma parceria entre a Universidade Zumbi dos Palmares e a agência Grey

Por José Vicente
25 jun 2024, 15h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O racismo nas relações do consumo no nosso país alcançou as raias do absurdo. Das distinções e preferências no atendimento às canseiras em espaços de luxo e prestígio, os clientes e consumidores negros têm que percorrer uma via-sacra para serem tratados com respeito e dignidade como manda a lei e determina a ética. Isso quando não são recolhidos nos nefastos “quartos da segurança” para serem interrogados, revistados. Isso quando não agredidos psicologicamente e fisicamente, isso quando não são violentamente agredidos, feridos e mesmo mortos no interior desses estabelecimentos.

    Além dos olhares de dúvidas e descrenças de sua capacidade de consumo dispensados pelos vendedores dos diversos estabelecimentos, são intensas as hostilizações proporcionadas pelos seguranças e vigilantes desses ambientes. Com olhares de desconfiança e atitude de alerta, eles seguem e perseguem esses consumidores de forma constrangedora. São inúmeras as vezes em que os negros são obrigados a se submeterem a revistas humilhantes, obrigados apresentarem a nota fiscal, obrigados a abrirem suas bolsas e sacolas para comprovarem que não furtaram e nem se apoderaram indevidamente de bens e produtos nos supermercados e lojas.

    É necessário dessa maneira denunciar essa ação constrangedora, vexaminosa e ilegal, responsabilizando e punindo exemplarmente os autores, os cúmplices e todos aqueles que, tendo dever legal de prevenir e combater essas injustificáveis ações criminosas, omitem-se diante desses delitos monstruosos que agridem e violentam a lei, o direito do consumidor e a dignidade da pessoa humana.

    Se é verdade que são muitos aqueles que agem de forma preordenada e com objetivo de promover a agressão racial, é verdade também que muitos agem motivados e embebidos pelo racismo estrutural e, de forma, involuntária, terminam por realizarem as mais diversas atitudes e condutas que machucam e ferem pessoas. Por isso, é preciso cada vez mais conscientizar e educar.

    Esse foi o espírito e o conceito da construção da Bolsa Antirracista pela nossa querida Universidade Zumbi dos Palmares em parceria com a agência de publicidade Grey. Um equipamento potente e inovador de defesa e também de ataque que alerta os sentidos, informa os direitos, convoca a mudança de atitude, denuncia a omissão e pune os agressores e as agressões raciais nos ambientes de consumo contra os negros brasileiros.

    A iniciativa foi premiada recentemente com o Leão de Prata em Cannes. Nosso desejo e objetivo é que ela possa auxiliar na conscientização e educação de todos os atores do mercado de consumo, melhorar a qualidade da relação humana e, sobretudo, garantir que a experiência de compra do negro brasileiro seja prazerosa, livre de constrangimento, segura e respeitosa. Paris já abraçou essa ideia, agora vamos disponibilizá-la ao povo brasileiro.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.