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Os maiores e mais caros jatos privados dos bilionários brasileiros

Bancos e indústrias farmacêuticas se destacam na lista de donos das joias da aviação executiva privada em operação no país

Por José Casado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 25 out 2021, 08h30
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    Um exemplar do Bombardier Global 7500 (acima, a suíte), como o do banco BTG Pactual, tem autonomia de vôo de 14 mil quilômetros, suficiente, por exemplo, para cobrir os 14 mil quilômetros entre São Paulo e Colombo, no Sri Lanka. Na tabela de fábrica custa US$ 75 milhões, o equivalente a R$ 423 milhões — (Reprodução/VEJA)

    Os bancos BTG Pactual e Safra são donos dos maiores e mais caros jatos executivos privados em operação no país.

    Um exemplar do Bombardier Global 7500, como o do banco BTG Pactual, tem autonomia de vôo de 14 mil quilômetros , suficiente para cobrir os 14 mil quilômetros entre São Paulo e Colombo, no Sri Lanka, por exemplo. Custa na tabela de fábrica US$ 75 milhões, o equivalente a R$ 423 milhões

    O PS-BTG é modelo único no país, segundo o repórter Carlos Martins autor de um “ranking” dos maiores jatos privados dos bilionários brasileiros, publicado no fim de semana pela revista AeroIn.

    O critério adotado foi o peso máximo de decolagem, superior ou igual a 45 toneladas. É o peso do Bombardier Global 6000, terceiro maior jato executivo em rota no Brasil.

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    Por essa lupa, o maior não é, necessariamente, o mais caro. É o Boeing Business Jet do Banco Safra, uma das 189 unidades produzidas até 2013 com preços variáveis. O PR-BBS do Safra foi fabricado em 2002 e custa US$ 71 milhões (R$ 404 milhões), pouco menos que o do BTG.

    A listagem reflete a ascensão dos acionistas de empresas de medicamentos ao clube dos bilionários brasileiros.

    O Gulfstream G650ER da farmacêutica EMS sai da fábrica por US$ 67 milhões (ou R$ 378 milhões). A tabela para o  Bombardier Global 6000 da União Química Nacional e da Cimed Medicamentos começa em US$ 62 milhões (R$ 350 milhões).

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