Inflação mais “democrática” deve invadir a campanha eleitoral
Antes concentrada em alimentos, pesando mais para os pobres (80% do eleitorado), agora avança disseminada para consumidores de todas as faixas de renda

A inflação crescente está ficando mais “democrática”. Antes concentrada em alimentos, empobrecendo ainda mais os pobres (80% do eleitorado), agora avança disseminada em produtos e serviços para consumidores de todas as faixas de renda.
Nessa escalada de preços não há notícia boa para o presidente-candidato Jair Bolsonaro. E pode piorar, indica o pesquisador André Braz, coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), da Fundação Getulio Vargas.
Ele chama a atenção, com base nos dados coletados para a análise de agosto, para os efeitos da desvalorização do real em relação ao dólar, com o câmbio à beira do patamar de R$ 5,50: “Mantendo-se uma trajetória de desvalorização cambial que já vemos agora por mais um, dois meses, poderemos ter novos aumentos na gasolina, no diesel, em matérias-primas importadas ou que tem preços colocados em bolsas internacionais. Real mais desvalorizado significa soja mais cara, milho mais caro, insumos da construção mais caros. Ou seja, o que já está ruim, pode ficar pior.”
Sobram indícios de que o ritmo de avanço desse processo inflacionário vai marcar o compasso da campanha eleitoral do ano que vem.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.