Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

José Casado

Por José Casado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Informação e análise
Continua após publicidade

Cerimônia do adeus: a última mordomia milionária de Bolsonaro

Para não passar a faixa a Lula, Bolsonaro resolveu viajar aos EUA. O passeio nas últimas 72 horas do mandato vai custar 1 milhão de reais por dia ao Tesouro

Por José Casado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 28 dez 2022, 09h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Jair Bolsonaro vai partir. O destino previsto é Orlando, cidade central da Flórida, nos Estados Unidos.

    Resolveu passear nas últimas 72 horas do mandato. É presidente até o réveillon. A partir de domingo 1º de janeiro será um brasileiro de 67 anos com a memória do fracasso em se manter no poder e o futuro incerto nos tribunais — alguns processos judiciais foram iniciados, outros estão em análise.

    Bolsonaro escolheu sair do país para eternizar a imagem da sua ausência num rito simbólico da democracia, o da passagem da faixa presidencial ao sucessor eleito, Lula.

    De modo peculiar, reafirma sua principal contribuição à vida nacional nas últimas três décadas: a manipulação do ódio como modo de fazer política.

    Continua após a publicidade

    A escapada para Orlando, centro de parques temáticos onde reluzem personagens míticos dos Estúdios Disney como o Pateta, vai custar caro ao bolso dos brasileiros.

    A última mordomia de Bolsonaro tem orçamento inicial superior a 3,2 milhões de reais. O custo para os cofres públicos supera 1 milhão de reais por dia, ou ainda mais de 41,6 mil por cada uma das 72 horas do final do mandato.

    A conta é do próprio governo. Inclui o uso, abastecimento e estacionamento de dois aviões da Presidência da República. Um deles leva seguranças, bagagem e equipamentos de segurança e tem pouso previsto para mais tarde em Orlando. Outro está com saída de Brasília marcada para amanhã, com Bolsonaro e comitiva.

    Continua após a publicidade

    Para o passeio presidencial de três serão alugados seis veículos: dois carros tipo sedan, com motorista; três minivans de oito lugares, com motorista; uma van de doze poltronas, também com motorista; e, um furgão sem bancos, para transporte de bagagem de passageiros e da tripulação. O gasto estimado em veículos é de cerca de 540 mil reais.

    Pela programação, a partir de domingo Bolsonaro vai se hospedar em casa emprestada por um empresário no condomínio Parkside. Como ex-presidente terá direito à companhia de oito funcionários pagos pelo Tesouro Nacional pelo resto da vida. Pelas regras funcionais, os demais servidores que o acompanham na ida à Flórida devem retornar ao país no domingo.

    Até à noite de terça-feira (27) era incerto o tamanho da comitiva. Uma pista está na lista de exigências às locadoras de carros e hotéis apresentada pela vice-cônsul em Orlando, Marcela Braga, uma antiga assistente da primeira-dama Michelle. É possível que um séquito de 38 pessoas acompanhe Bolsonaro nessa breve, milionária e insólita cerimônia do adeus numa das cidades  americanas que mais faturam com a indústria de fantasias, inclusive as políticas.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.