Assine VEJA por R$2,00/semana
Isabela Boscov Por Coluna Está sendo lançado, saiu faz tempo? É clássico, é curiosidade? Tanto faz: se passa em alguma tela, está valendo comentar. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Duas boas estreias com sotaque britânico

Tanto “Estrelas de Cinema Nunca Morrem”, com Annette Bening, como “Somente o Mar Sabe”, com Colin Firth, retratam figuras reais

Por Isabela Boscov Atualizado em 27 abr 2018, 11h00 - Publicado em 27 abr 2018, 11h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • É compreensível que, em Estrelas de Cinema Nunca Morrem, o espectador pense estar diante de uma figura de ficção: Gloria Grahame, a atriz – real – que Annette Bening interpreta aqui, era tão imprevisível, grandiosa e alheia a convenções que mais parece uma personagem inventada por algum dramaturgo ou roteirista. Mas não, não é: estrela do cinema dos anos 50, quando filmou com astros como Humphrey Bogart, Robert Mitchum e Kirk Douglas e sob a direção de mestres como Fritz Lang, Vincente Minnelli e Nicholas Ray (com quem se casou, e com quem terminou num bafafá sem tamanho), Gloria viu a carreira declinar em razão de vários escândalos pessoais. O filme a flagra em 1981, durante uma modesta turnê teatral pela Inglaterra, quando, mal de saúde, ela procura Peter Turner (Jamie Bell), um ator bem mais jovem com quem tivera um romance dois anos antes. O diretor inglês Paul McGuigan (do Sherlock com Benedict Cumberbatch), porém, não está interessado em biografar Gloria – para isso seria preciso uma série com várias temporadas –, mas em capturar sua personalidade indomesticável, que tanto atraiu não apenas Peter (em cujas memórias o roteiro se baseia), como toda a sua família. O par central, ótimo nos seus papéis, ganha o apoio de Julie Walters, Kenneth Cranham e, numa única cena, Vanessa Redgrave.

    Publicidade

    Somente o Mar Sabe
    Somente o Mar Sabe (Paris/Divulgação)

    Somente o Mar Sabe é o inverso em tom e clima, embora também se concentre num momento crucial da vida de um personagem verídico. Em 1968, o inventor frustrado e iatista amador Donald Crowhurst (Colin Firth) pensou em pôr todos os seus sonhos em prática em um único lance: encorajado pela notícia da primeira circunavegação do globo realizada por um velejador solitário, com uma única parada em todo o percurso, ele lançou-se com gana no desafio seguinte, proposto por um jornal inglês – o de, por um prêmio de 5 000 libras, repetir a façanha, mas sem nenhum desembarque em terra. Em um trimarã de sua própria criação, financiado por um comerciante local da sua cidadezinha costeira inglesa de Teignmouth e mais despreparado ainda do que supunha, Crowhurst partiu relutante. Empenhara até a casa na empreitada; se desistisse, deixaria sem teto a mulher (Rachel Weisz) e os três filhos. Mas, antes mesmo de largar do cais, já percebera que teria um duro encontro marcado com sua arrogância e teimosia. James Marsh, o diretor de A Teoria de Tudo, sobre o físico Stephen Hawking, retorna à cinebiografia munido não apenas de um desempenho superlativo (mais um) de Colin Firth e de seu elenco excelente, como também de uma história verídica que inverte muitas das expectativas comuns no gênero. Ao mesmo tempo tensa e melancólica, a jornada de Crowhurst contrapõe a largueza da ambição humana com as limitações banais, mas trágicas, dos homens. A trilha, linda, é um dos últimos trabalho do compositor islandês Jóhann Jóhannsson, morto em fevereiro deste ano.

    Publicidade

    Trailers

    Continua após a publicidade

    Publicidade

    Publicidade
    ESTRELAS DE CINEMA NUNCA MORREM
    (Film Stars Don’t Die in Liverpool)
    Inglaterra, 2017
    Direção: Paul McGuigan
    Com Annette bening, Jamie Bell, Julie Walters, Kenneth Cranham, Stephen Graham, Frances Barber, Vanessa Redgrave
    Distribuição: Diamond
    SOMENTE O MAR SABE
    (The Mercy)
    Inglaterra, 2018
    Direção: James Marsh
    Com Colin Firth, Rachel Weisz, David Thewlis, Ken Stott, Mark Gatiss, Jonathan Bailey, Andrew Buchan, Sebastian Armesto, Simon Chandler, Finn Elliott, Kit Connor
    Distribuição: Paris

     

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.