Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Isabela Boscov

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Está sendo lançado, saiu faz tempo? É clássico, é curiosidade? Tanto faz: se passa em alguma tela, está valendo comentar. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

“A Pé Ele Não Vai Longe”: se for Joaquin Phoenix, vai sim – e como

Se tem alguém que pode dar uma corrida em Heath Ledger como o Coringa, é Phoenix, o ator mais imprevisível desta geração

Por Isabela Boscov 8 jan 2019, 20h25
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Eu já disse outras vezes, e provavelmente ainda direi outras mais: para mim, Joaquin Phoenix é o cara – o ator que tem o “processo” mais misterioso do cinema americano, e frequentemente também o mais hipnótico, intrigante, instigante e imprevisível. Por isso mal posso esperar para ver o que ele vai fazer do Coringa no filme que estreia em 3 de outubro deste ano. Até em filme de superação – um gênero que em geral chove no molhado e costuma enaltecer doenças e infortúnios como método de aprimoramento do caráter – ele é capaz de dar um nó no espectador. Não que A Pé Ele Não Vai Longe, que está nos cinemas, seja o típico filme de superação; que eu me lembre, ao menos, não vi nenhum outro exemplar tão livre de julgamentos, sentenças e moralismos quanto este trabalho do diretor Gus Van Sant. Curiosidade: foi Van Sant quem dirigiu Phoenix em Um Sonho Sem Limites, de 1995, o primeiro filme que ele fez depois de mudar de nome, do ripongo Leaf  (“folha”, em inglês) para Joaquin. Phoenix então tinha 21 anos, contracenou com Nicole Kidman e, dando o tom que segue até hoje, arrasou.

    Leia a seguir a resenha completa:


    Movimento Perpétuo

    Em A Pé Ele Não Vai Longe, Joaquin Phoenix e o diretor Gus Van Sant formam a dupla ideal para entender os polos de autodestruição e vitalidade do cartunista John Callahan

    Vagando pelas ruas com seu cabelo cor de laranja desgrenhado, a camisa havaiana amarrotada e os óculos enormes, John Callahan é a personificação do sujeito baratinado – e, enquanto narra a cena na qual se apresenta, avisa que este é o último dia em que vai andar sobre os próprios pés. Ainda intoxicado pela bebedeira da noite anterior, ele se apressa para comprar uma nova garrafa de tequila antes que a ressaca bata. Atravessa cruzamentos sem olhar, corre para lá e para cá arrastando os chinelos – então é agora?, pensa o espectador. Ele vai ser atropelado? Vai cair e fraturar a coluna no meio-fio? Não: Callahan ainda vai aprontar muito, e ficar incrivelmente mais bêbado do que já está, antes de afinal abusar demais da sorte e acordar tetraplégico no hospital – um rude despertar que ele enfrenta com plena noção da tragédia mas também com humor sardônico. Joaquin Phoenix, o ator mais imprevisível de sua geração (e de outras tantas gerações), é o intérprete ideal para esse personagem autodestrutivo e, paradoxalmente, cheio de vida. Da mesma forma, Gus Van Sant, que nunca se preocupou em encaixar seus filmes dentro deste ou daquele gênero, é o diretor perfeito para A Pé Ele Não Vai Longe.

    A Pé Ele Não Vai Longe
    (Diamond/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    Callahan tinha 21 anos em 1972, quando sofreu o acidente que roubaria a maior parte de seus movimentos. Viveu outros 38 em uma cadeira de rodas que pilotava como se estivesse em um circuito de corrida – e, ao longo desse período, descobriu-se um cartunista de talento e também de notável dom para a controvérsia: seus desenhos faziam chover cartas chocadas e ofendidas em redações como a do jornal Willamette Week, de Portland, Oregon, um dos mais assíduos na publicação de seus trabalhos. O título do filme – e do livro de memórias em que ele se baseia – é a legenda de um de seus cartuns mais cáusticos: A Pé Ele Não Vai Longe é o que um caubói a cavalo diz a outro ao encontrarem uma cadeira de rodas virada no meio do deserto.

    A Pé Ele Não Vai Longe
    (Diamond/Divulgação)

    Callahan detestava a piedade alheia e mão dava a mínima para as críticas à sua incorreção política. E, assim como ele soube escapar das armadilhas sentimentais e de vitimização do seu infortúnio, também Van Sant as dribla. As linhas de tempo se entrecruzam com uma inquietude que o espectador não tarda em identificar como o traço dominante de Callahan: a fase logo anterior ao acidente, as várias etapas da recuperação física e o atribulado período da tentativa de vencer o alcoolismo – com a ajuda do programa de doze passos e de um mentor interpretado com firmeza e doçura melancólica por Jonah Hill – acotovelam-se na narrativa, brigando para roubar lugar umas às outras. Se, de início, isso causa alguma confusão, no longo prazo o recurso se prova um acerto formidável: ao recusar a cronologia, o diretor de sucessos comerciais como Gênio Indomável e de experimentações fascinantes como Elefante garante que Callahan não termine definido pelo que aconteceu a ele, mas sim pelo que foi – o homem impaciente, engraçado, criativo, afetuoso e mordaz que Phoenix encarna sem engrandecimento, e com infinita curiosidade.

    Continua após a publicidade
    Isabela Boscov
    Publicado originalmente na revista Veja em 02/01/2019
    Republicado sob autorização de Abril Comunicações S.A
    © Abril Comunicações S.A., 2019

    Trailer

    Continua após a publicidade

    A PÉ ELE NÃO VAI LONGE
    (Don’t Worry, He Won’t Get Far on Foot)
    Estados Unidos/França, 2018
    Direção: Gus Van Sant
    Com Joaquin Phoenix, Jona Hill, Rooney Mara, Jack Black, Beth Ditto, Udo Kier
    Distribuição: Diamond
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.