Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês

Isabela Boscov

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Está sendo lançado, saiu faz tempo? É clássico, é curiosidade? Tanto faz: se passa em alguma tela, está valendo comentar. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

“A Favorita”: o mais original, instigante e cativante do Oscar

Com sua inteligência, seu humor e suas três atrizes em ponto de bala, filme do diretor Yorgos Lanthimos está em uma classe à parte

Por Isabela Boscov Atualizado em 24 jan 2019, 20h31 - Publicado em 24 jan 2019, 20h29
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Quem viu Dente Canino, O Lagosta ou O Sacrifício do Cervo Sagrado sabe que o cineasta grego Yorgos Lanthimos é um desconstrutor de convenções. Não só no jeito de filmar (e ele manja tudo sobre filmar), mas na maneira como olha as normas e as regras que aceitamos como se fossem mais do que isso – como se fossem destino, por mais absurdo que, observado com atenção, ele se revele (em O Lagosta, por exemplo, quem não acha par amoroso dentro de um prazo determinado é obrigado a virar um animal de sua escolha). E quem não viu nenhum desses filmes vai poder entrar na toca do coelho que é o cinema de Lanthimos pela sua porta mais deliciosa, divertida, trágica e fascinante até aqui: A Favorita. A extraordinária Olivia Colman é a rainha Anne, frágil, confusa, carente e em tudo dependente de Lady Sarah Churchill (Rachel Weisz) – inclusive no amor e no comando da Inglaterra. Isso até a jovem Abigail Hill – Emma Stone, pegando fogo – entrar na parada e, fazendo-se de meiga e prestimosa, observar como funciona esse jogo para então ganhá-lo. A história é real. Mas Lanthimos ao mesmo tempo faz um filme de época (é o início do século 18) e faz de tudo, também, para tirar você desse conforto que é o drama que já ganhou aquela camada de poeira do tempo. Nunca vi três atrizes partirem para cima de seus papéis, e para cima uma da outra, com essa garra e essa liberdade. Se você for ver um só dos indicados ao Oscar de melhor filme deste ano, que seja este aqui.

    Publicidade

    Assista aqui o video com a resenha:

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.