Aos 78 anos, americana já viajou 16.000 km de bicicleta
Ethel MacDonald começou a pedalar depois de se aposentar e agora viaja pelo mundo, pesquisando na internet a próxima hospedagem
A rotina da americana Ethel MacDonald, aposentada de 78 anos, está longe de ser pacata. Depois de se aposentar como professora de francês, há 14 anos, a idosa decidiu conhecer o mundo de bicicleta.
Desde que começou a praticar o ciclismo, já foram 16.000 quilômetros percorridos em estradas pela Europa e pelos Estados Unidos. “É como me sentir minha própria chefe”, disse Ethel à emissora CNN. “Eu gosto de fazer o que quero sem ter que esperar outra pessoa ficar pronta”, comentou a bisavó.
A idade de Ethel não a impede de pedalar, nem de viver aventuras em suas viagens. A aposentada não fica em hotéis e prefere encontrar lugares para dormir através de sites para mochileiros, como Warm Showers e Couchsurfing. “Economiza dinheiro, mas acima disso o real valor é quem você conhece, a inspiração que tira dos outros, as memórias e as conexões”, contou.
Segundo a CNN, até o ano passado, Ethel já havia se hospedado em 165 casas diferentes, além de ter recebido cerca de 200 viajantes em sua própria residência, em Missoula, no Estado de Montana. Para não esquecer dos amigos que faz pelo caminho, a ciclista mantém um álbum com fotos de todas as pessoas que lhe hospedaram.
Além das viagens pelos Estados Unidos, Ethel também conheceu a Holanda – seu lugar preferido para pedalar –, a Alemanha, a Bélgica e a Escandinávia. A aposentada acredita ter energia para mais dois anos sobre as rodas, pelo menos. “Gostaria de ir a Cuba, agora que os Estados Unidos cortaram algumas restrições”, planeja.