O presságio perigoso de filme com Wagner Moura após vitória de Trump
Presidente eleito dos Estados Unidos deu declarações que remetem à trama de ‘Guerra Civil’
Segundo a Constituição americana, um presidente pode voltar ao poder para um segundo mandato – mas não para um terceiro. Por isso, o agora eleito Donald Trump assustou ao dizer em algumas ocasiões que ele considerava, sim, uma terceira passagem pela Casa Branca. Claro, ainda falta muito para 2029, quando um novo presidente deve ocupar o cargo — e tudo pode acontecer até lá. Porém, o filme americano Guerra Civil, com Wagner Moura, chegou a aventar as consequências dessa possibilidade.
A produção lançada este ano mostra os Estados Unidos em uma guerra interna justamente quando o presidente americano se recusa a sair do poder e tenta forçar um terceiro mandato, causando uma enorme instabilidade política e social, que culmina em violência. O filme, aliás, está marcado para chegar à plataforma Max no dia 22 de novembro.
A primeira vez em que Trump sugeriu esse desejo foi em 2020, quando afirmou que ele ganharia a eleição daquele ano – o que não ocorreu – e que mereceria mais quatro anos. Em maio, em uma convenção da associação de rifles, Trump voltou a pincelar a ideia: “Sabem, FDR (Franklin D. Roosevelt) teve dezesseis anos em quatro mandatos. Não sei, será que vamos considerar um terceiro mandato? Ou só dois?”, ele questionou seus apoiadores — Roosevelt, aliás, é o único presidente da história do país a ocupar o cargo por tanto tempo. Mais tarde, em entrevista à revista Time, Trump voltou atrás e disse não ser a favor de mudar a regra eleitoral. Que assim seja.