O impacto de Taylor Swift na indústria cinematográfica
Show da cantora chegou aos cinemas batendo recordes — feito que expandiu ainda mais o poder da americana de movimentar a economia
Nesse final de semana, o filme da The Eras Tour, mega turnê de Taylor Swift que caminha para se tornar a de maior arrecadação da história, chegou aos cinemas batendo recordes: segundo o Box Office Mojo e estimativas da rede AMC Theaters, o longa arrecadou 96 milhões de dólares nos Estados Unidos e Canadá. O montante faz da produção a melhor estreia doméstica para um show exibido nos cinemas, ultrapassando Justin Bieber: Never Say Never (2011), que anotou uma bilheteria de 73 milhões nos primeiros dias em cartaz.
O filme de Taylor também faturou cerca de 32 milhões de dólares em vendas internacionais, liderando a bilheteria no Reino Unido, México, Austrália, Alemanha e Filipinas, e totalizando uma bilheteria global de 128 milhões. No Brasil, a produção chega no dia 3 de novembro, com pré-venda concorrida: em alguns casos, o ingresso para a sessão ultrapassa os 100 reais, e há combos especiais com balde de pipoca e copo temático para os fãs.
Desde que iniciou sua incursão pelos palcos, em março, a The Eras Tour ganhou status de fenômeno cultural, arrastando multidões e movimentando a economia. Nas cidades onde Taylor se apresentou, o número de passageiros no transporte público aumentou e a ocupação dos hotéis disparou. Em Seattle, a animação dos chamados “swifties” causou tremores equivalentes a um terremoto de magnitude 2,3 durante o show na cidade. Só nos Estados Unidos, a estimativa é que a turnê tenha movimentado 5,7 bilhões de dólares.
Agora disponível também nos cinemas, a expectativa é que o filme impulsione de maneira significativa a indústria cinematográfica, que respirou aliviada com o fenômeno Barbenheimer depois de anos de arrecadações minadas pela pandemia. “Demorou menos de 24 horas para o filme-concerto Taylor Swift: The Eras Tour quebrar o recorde da AMC nos Estados Unidos de maior receita de vendas de ingressos durante um único dia nos 103 anos de história da AMC”, disse a empresa em agosto, quando a pré-venda foi anunciada.