O dia em que o pop Tom Cruise virou o rei do blasé festival de Cannes
Ator recebeu palmas de pé na exibição do novo 'Top Gun: Maverick' e foi surpreendido com honraria máxima do evento por sua contribuição ao cinema

O astro de Hollywood Tom Cruise teve uma noite para guardar na memória. De volta à pele do piloto Pete Maverick, o ator lançou na quarta-feira, 18, durante o Festival de Cinema de Cannes, a aguardada sequência do longa Top Gun (1986), e foi surpreendido com uma Palma de Ouro honorária pelos seus feitos ao longo da carreira.
Exibido ao público durante o festival, Top Gun: Maverick foi ovacionado pela plateia, que aplaudiu o filme e o ator de pé por cerca de 5 minutos. No palco da premiação, Cruise agradeceu o carinho. “Nunca vou esquecer esta noite. Obrigado por estarem aqui. Eu faço esses filmes para todos vocês”, falou antes de ser surpreendido com a Palma de Ouro.
A estatueta foi o ápice de um dia todo dedicado a ele. Pela manhã, Cruise deu uma espécie de palestra em que refletiu sobre sua carreira e sua paixão por aprender. Depois da conversa, se dirigiu com o restante do elenco ao tapete vermelho da premiação, onde foi recebido com a trilha sonora original de Top Gun. Antes de entrar no cinema, o ator ainda presenciou uma apresentação especial de jatos que sobrevoaram a área, em um show de fumaça com as cores francesas.
Já dentro do cinema, Cruise quebrou o protocolo e se dirigiu à plateia antes da exibição do filme, sendo surpreendido com a entrega da Palma de Ouro — uma honraria entregue menos de 20 vezes em 75 anos de festival. Depois da exibição do longa, os espectadores ainda viram um show de fogos de artifícios, que encerrou a noite memorável do ator.
Lançado em 1986, Top Gun: Ases Indomáveis foi um grande sucesso, e sua continuação esteve em discussão por décadas. Programada para estrear em 2020, a sequência foi um dos filmes que sofreram com atrasos da pandemia, mas será finalmente exibida ao público nos cinemas a partir do dia 26 de maio.