Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca
Continua após publicidade

‘Missão Impossível 7’: os segredos do frescor da franquia de Tom Cruise

Filme mostra o astro exibindo vigor e juventude — mas deixa no ar o que será da série sem o devotado ator

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 10h14 - Publicado em 14 jul 2023, 06h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um valioso item está prestes a ser trocado num trem em movimento, e o agente secreto Ethan Hunt (Tom Cruise) precisa recuperá-lo a todo custo. O que, no caso, significa fazê-lo sem economia de adrenalina: ao perseguir o comboio de moto, Hunt galga uma encosta íngreme entre os trilhos sinuosos — e, lá do alto, dá um salto para pousar de paraquedas em cima dos vagões em alta velocidade. A cena é uma das mais impressionantes do novo Missão: Impossível — Acerto de Contas — Parte 1, já em cartaz nos cinemas — embora, a essa altura do campeonato, sequências assim sejam tão típicas e esperadas com deleite pelos fãs. Lançada há 27 anos, a franquia conseguiu o raro feito de se manter fiel à sua essência sem deixar de se conectar à nova geração — ao contrário de Indiana Jones, que hoje empolga mais os nostálgicos, ou Velozes e Furiosos, que se assumiu como piada.

    Boa parte do êxito se deve ao carisma e à dedicação de Tom Cruise. Conhecido por seu perfeccionismo, o astro se notabilizou por realizar cenas perigosas sem o auxílio de dublês. Para a gravação do lance da moto voadora, ele treinou adoidado: fez mais de 500 saltos de paraquedas, 13 000 de moto e um ano de base jumping (o salto de encostas rochosas). Para garantir o enquadramento perfeito, gravou a cena oito vezes, saltando com a motocicleta de uma encosta na Noruega e abrindo o paraquedas a apenas 150 metros do chão. Essa não foi a única cena arriscada: há várias outras, como uma espetacular perseguição de carros pelas vielas de Roma.

    Mission: Impossible – 6-movie Collection

    O enredo aposta num elemento curioso: o vilão é uma forma de inteligência artificial que dominou todos os meios de comunicação do mundo. Ou seja: esqueça os absurdos dispositivos tecnológicos que a trupe formada pelos agentes Benji Dunn (Simon Pegg), Luther Stickell (Ving Rhames) e Ilsa Faust (Rebecca Ferguson) está acostumada a usar. Agora, para escapar das garras da maligna IA chamada de “Entidade”, eles têm de retornar aos bons e velhos apetrechos analógicos — o que se revela uma sacada bem divertida. No cinema de efeitos digitais de hoje, adrenalina real é bem-vinda.

    Continua após a publicidade

    Mas como materializar uma ameaça virtual sem apelar para nerds chatos escrevendo códigos de computador em laboratórios, e sem abdicar das clássicas cenas de perseguições e lutas que todos amamos assistir? A saída é fácil: o enredo apela a capangas dispostos a cumprir ordens da inteligência artificial, incluindo no pacote o retorno de um personagem do passado, Gabriel (Esai Morales), que alimenta certa rivalidade com Hunt.

    Caneca Missão Impossível

    Apesar do aceno a um tópico tecnológico do momento, a trama não oferece nada além do que se vê em todo Missão: Impossível. Difícil, aliás, lembrar a história de algum dos filmes anteriores — mas Cruise, sabiamente, percebeu que esse detalhe é o de menos: o que vale é investir nas elaboradíssimas cenas de ação. Quem assiste às produções da franquia se torna uma espécie de voyeur das peripécias do astro.

    Continua após a publicidade

    No fundo, a verdade é que desejamos ver o incansável ator de 61 anos colocando a vida em jogo pelo prazer da audiência. Esse sétimo Missão: Impossível foi dividido em duas partes — a segunda deve estrear em 2024. E assinala uma encruzilhada: deverá marcar o fim da participação de Cruise, abrindo um vazio que só o futuro dirá se a franquia será capaz de superar.

    Publicado em VEJA de 19 de julho de 2023, edição nº 2850

    CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA COMPRAR

    D23 Brasil: Primeiro evento da Disney ameaça, mas não desbanca rival CCXPD23 Brasil: Primeiro evento da Disney ameaça, mas não desbanca rival CCXP
    Mission: Impossible – 6-movie Collection
    D23 Brasil: Primeiro evento da Disney ameaça, mas não desbanca rival CCXPD23 Brasil: Primeiro evento da Disney ameaça, mas não desbanca rival CCXP
    Caneca Missão Impossível
    logo-veja-amazon-loja

    *A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon, em que recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio de seus sites. Isso não altera, de forma alguma, a avaliação realizada pela VEJA sobre os produtos ou serviços em questão, os quais os preços e estoque referem-se ao momento da publicação deste conteúdo.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.