Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca
Continua após publicidade

Fernanda Montenegro derruba quadrilha de traficantes em trailer de Vitória

Filme protagonizado pela atriz de 95 anos narra embate real entre senhora e traficantes ocorrido no Rio de Janeiro em 2005

Por Thiago Gelli 23 out 2024, 16h41
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Nesta quarta-feira, 23 de outubro, foi divulgado o primeiro trailer de Vitória, próximo filme de Fernanda Montenegro, 95, após Ainda Estou Aqui. Com direção de Andrucha Waddington — que assumiu o projeto após a morte do diretor Breno Silveira (1964-2022), que não resistiu a um infarto fulminante durante a produção –, o longa chega aos cinemas em 13 de março de 2025 e relata a história real de uma senhora carioca de 80 anos que, armada de uma câmera pessoal, conseguiu denunciar à polícia a rotina de tráfico que comandava a favela Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana.

    Nos trechos que compõem o vídeo, a protagonista, Dona Nina, tem o cotidiano pacato perturbado quando um tiro passa por sua janela e atinge a parede de seu quarto. Próxima de uma das crianças que habitam a comunidade ao lado, ela logo se alarma não apenas pela própria segurança, mas pela da região. Mobilizando vizinhos como Bibiana (Linn da Quebrada), ela vai ao encontro da polícia, alertando: “Está havendo tiroteio sem parar, está havendo drogas sem parar. É um desespero”. Tudo muda quando ela passa por uma loja de eletrônicos e compra a notória câmera. Após entregar a primeira filmagem para a polícia, ela passa a chamar atenção de jornalistas e criminosos e tem que avaliar se é capaz de mudar de vida para sobreviver. Prometendo sua segurança, um repórter policial diz: “A senhora vai ter uma nova casa e um novo nome. Um nome muito bonito e justo para a senhora seria Vitória”.

    O caso que deu origem ao filme foi reportado por Fábio Gusmão ao jornal Extra em agosto de 2005. Na vida real, a vigilante foi a aposentada Joana da Paz, que teve a identidade mantida em sigilo por 17 anos, até sua morte em 2023.

    Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.