Cinemas brasileiros tentam atrair público com ingresso a preço popular
Redes de exibição esperam repetir o feito do ano passado, quando bilhetes reduzidos triplicaram a audiência e dobraram a bilheteria

A partir desta quinta-feira, 9, boa parte dos cinemas do Brasil vai oferecer ingressos a 10 reais para as sessões em 2D de todos os filmes em exibição. A iniciativa faz parte da segunda edição da Semana do Cinema, que segue uma tendência global de incentivo à indústria em um momento em que se tenta recuperar patamares pré-pandêmicos.
No ano passado, a promoção aconteceu entre os dias 15 e 18 de setembro, e teve efeito positivo nos cofres: segundo dados da Comscore, a bilheteria mais do que dobrou (127%) de uma semana para outra e o público registrou um aumento de quase 300% no período em que o valor reduzido esteve vigente. Lá fora, programas como o National Day of Cinema, nos Estados Unidos, e o La Fiesta del Cine, na Espanha, tiveram resultado semelhante.
Com o ingresso nas alturas, acima dos 30 reais, o cinema acabou virando uma espécie de “luxo” na rotina de quem pode pagar, limitando seu público. A promoção amplia a abrangência dos valores reduzidos, geralmente restritos a horários com baixa procura, para uma faixa maior de exibição, democratizando o acesso. A ideia, portanto, é que a segunda edição do evento dê um fôlego extra aos cinemas brasileiros. Entre os participantes estão as redes associadas à Abraplex, como Cinemark, Cinépolis, Cinesystem e Moviecom, entre outras.