Astro da Marvel se recusa a voltar por corte de cachê: ‘Avarentos’
Jeremy Renner deus as caras na franquia pela última vez em 'Gavião Arqueiro', de 2021 e ficou insatisfeito com decréscimo no salário

O ator Jeremy Renner viveu o super-herói Gavião Arqueiro dentro do universo cinematográfico Marvel desde Thor (2011), mas uma disputa salarial o fez aposentar o personagem de vez. Em entrevista ao podcast esportivo High Performance, o ator revelou que recebeu a proposta de protagonizar mais uma temporada da série Gavião Arqueiro (2021) desde que recebesse metade do salário pago pela primeira leva de episódios. O convite veio pouco tempo após um acidente que deixou Renner com 38 ossos quebrados: “Fiquei pasmo, teria que fazer o dobro do esforço por metade do dinheiro. Decicaria mais oito meses da minha vida para o projeto valendo 50% do que já vali. Não sei o motivo. Me pergunto se acham que sou metade do que era antes de ser atropelado”, afirmou o ator.
Esquivando as críticas dos estúdios Marvel e da Disney, Renner afirmou que a decisão não é estrutural, mas parte de “contadores avarentos” que trabalham nas corporações. “Mandei se catarem pelo insulto”, ironizou. Apesar do atrito, o ator diz ainda amar o personagem que viveu e ainda estar disposto a interpretá-lo, desde que pago conforme o esperado. Segundo ele, a única exigência era o mesmo salário oferecido durante a primeira temporada, sem necessidade de aumento. Comentando o desgaste físico de interpretar o personagem, por outro lado, Renner se mostrou agradecido por não ter que passar pelo processo novamente.
Nos Estados Unidos, Renner acaba de publicar sua autobiografia, My Next Breath (Meu Próximo Respiro, em tradução livre). Sem data de publicação no Brasil, ela detalha o acidente no qual um limpa neve atropelou o ator no primeiro dia de 2023. Para evitar que seu sobrinho sofresse um acidente, Renner se colocou na frente do equipamento e foi atingido, tragédia que o fez passar por uma longa e penosa recuperação. No livro, o ator diz até ter sentido a morte ao longo dos 40 minutos em que aguardou socorro. Desde então, ele já voltou a atuar na série O Dono de Kingstown.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial