Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

É Tudo História

Por Amanda Capuano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
O que é fato e ficção em filmes e séries baseados em casos reais
Continua após publicidade

Donald Trump e estupro marital: a origem da cena polêmica de ‘O Aprendiz’

Conheça o relato de Ivana Trump que inspirou uma das sequências mais indigestas do filme sobre o ex-presidente americano

Por Amanda Capuano Atualizado em 21 out 2024, 11h02 - Publicado em 21 out 2024, 10h57
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Dedicado a explorar a trajetória de Donald Trump ao posto de magnata do setor imobiliário americano, O Aprendiz, em cartaz nos cinemas, vem irritando o republicano desde que estreou para uma plateia selecionada no Festival de Cannes, em maio. A principal polêmica do filme de Ali Abbasi é uma cena angustiante em que Trump (Sebastian Stan) estupra a então esposa, Ivana (Maria Bakalova), com quem foi casado de 1977 a 1990. O momento indigesto nasceu de um relato da própria Ivana.

    Na cena em questão, ela entrega ao marido um livro sobre como localizar o “ponto G” da mulher, a fim de aprimorar a relação do casal na cama. O presente, no entanto, gera uma discussão em que Trump diz não se sentir mais atraído pela esposa, criticando a sua aparência física. Irritada, Ivana acusa o então marido de estar gordo, feio e careca, instando a fúria de Trump, que a violenta logo em seguida.

    Donald Trump estuprou a esposa?

    A cena de estupro marital, quando o cônjuge violenta o/a parceiro(a) surgiu de um relato dúbio de Ivana Trump (1949-2022) revelado na biografia Lost Tycoon: The Many Lives of Donald J. Trump (Magnata Perdido: As Muitas Vidas de Donald J. Trump, em tradução livre), de Harry Hurt III. No processo de divórcio do casal, em 1990, Ivana detalhou em depoimento uma agressão parecida com a do filme, descrevendo a situação como um estupro.

    O caso teria acontecido em 1989, depois de uma cirurgia de redução do couro cabeludo do hoje presidenciável para corrigir a calvície. A operação, que ele nega ter feito, teria sido supostamente sugerida por Ivana e irritado Trump por doer mais do que o esperado. No depoimento, Ivana conta que o marido a jogou no chão e arrancou tufos de seu cabelo antes de forçar a relação sexual.

    Três anos depois, em 1993, quando o depoimento veio a público, Ivana voltou atrás: ela disse que se sentiu violada, mas que a palavra estupro não deveria ser levada ao pé da letra. “Em uma ocasião, durante 1989, o Sr. Trump e eu tivemos relações conjugais nas quais ele se comportou de forma muito diferente comigo do que fazia durante nosso casamento. Como mulher, me senti violada. Eu me referi a isso como um estupro, mas não quero que minhas palavras sejam interpretadas em um sentido literal ou criminoso”, disse ela na época, um ano após finalizar o divórcio e ser devidamente indenizada. 

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.