Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Desvendados

Por Blog Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Informações exclusivas sobre o trabalho dos legisladores brasileiros, a partir de dados da plataforma InteliGov. Por Guilherme Venaglia.
Continua após publicidade

Opção de serviços em braille é demanda de projetos para cegos na Câmara

Cartões de crédito, livros, caixas eletrônicos... propostas apresentadas na Casa querem diminuir as barreiras para a independência de deficientes visuais

Por Guilherme Venaglia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 17h15 - Publicado em 18 Maio 2018, 19h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Deficiente visual digita em máquina de escrever que utiliza metodo Braille
    Deficiente visual digita em máquina de escrever que utiliza metodo Braille (Reinaldo Marques/VEJA)

    A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira, 15, um projeto de lei que determina que operadoras de cartões de crédito forneçam a opção de identificação no Sistema Braille para pessoas com deficiência visual.

    O parecer foi passado na frente de outros para homenagear o deputado Rômulo Gouveia (PSD-PB), falecido no último domingo, 13, vitima de um infarto. Gouveia era um dos mais atuantes no tema, sendo de sua autoria outro projeto que pode vir a ser aprovado nas próximas semanas: o que obriga estabelecimentos com senhas eletrônicas a, também, disponibilizarem avisos sonoros aos clientes.

    De acordo com a plataforma InteliGov, de inteligência em relações governamentais, 86 projetos que tratam de deficiência visual tramitam na Câmara dos Deputados. São propostas que pretendem atacar diversas limitações que limitam o exercício da cidadania por essa parcela da população brasileira, mas que se concentram, principalmente, nas barreiras relativas à linguagem.

    A partir da relação fornecida pelo InteliGov, VEJA mapeou sete projetos que tramitaram recentemente na Câmara e podem vir a ser as próximas inovações legislativas para facilitar a vida dessas pessoas no que diz respeito a leitura e ao acesso aos serviços públicos e privados. No Brasil, estima-se, segundo um relatório da deputada Zenaide Maia (PHS-RN), que sete milhões de brasileiros não conseguem ou têm grande dificuldade para enxergar.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.