Três motivos que ajudam a ‘bombar’ a posse de Cristiano Zanin no STF
Posse do novo ministro do STF terá cerimônia com Lula e festa para 350 convidados
Cristiano Zanin toma posse como novo ministro do Supremo nesta quinta, com direito a uma cerimônia institucional prestigiada pelo presidente Lula e uma festa para cerca de 350 convidados. Segundo amigos do novo ministro do STF, serão eventos “extremamente prestigiados”. E vários motivos ajudam a explicar a pompa, de acordo com pessoas próximas ao advogado ouvidas pela coluna.
Primeiro, o fato de Zanin ter conquistado muitos padrinhos importantes em seu percurso até o STF. Além de Lula, a lista inclui Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Rodrigo Pacheco, Davi Alcolumbre. Isso, só para citar aqueles que participaram mais ativamente da articulação em torno do seu nome.
Segundo, a disputa pela próxima cadeira no Supremo, que se abrirá com a aposentadoria de Rosa Weber. Como a bolsa de apostas está para lá de aquecida, é natural que role articulação de sobra pelos corredores.
Por fim, é um reflexo da relevância política conquistada pelo STF. Reforçada por um governo que se empenha em pacificar a relação com o tribunal.
Quando Bolsonaro deve ser preso para cumprir pena de mais de 27 anos
Banco de Nelson Wilians relatou ao Coaf ‘irritabilidade’ do advogado
Flávio Bolsonaro se inclui na disputa pela candidatura à Presidência e divide ainda mais a direita
Ataque mais rápido do reino animal é registrado em câmera lenta; veja
Mulher de Roberto Justus lamenta que ‘ricos sofrem no Brasil’

