Os bastidores da reabilitação de José Dirceu no PT e no governo Lula
Ex-ministro é reabilitado dentro do partido, com direito a afagos públicos do presidente

“José Dirceu está de volta e já está se mexendo. Ele vai participar de tudo. No partido e no governo. E quem pensa o contrário, está muito enganado.” Dessa forma, uma pessoa bem próxima do ex-ministro da Casa Civil resumiu ontem, em conversa com esta colunista, o processo de reabilitação atravessado pelo petista nesta semana. Dirceu, condenado no mensalão e também alvo da Operação Lava Jato, voltou a atrair holofotes, com direito a afagos públicos do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
+Vídeo: Como foi o festão de 43 anos do PT com convites de até R$ 20 mil
Aliados de Dirceu já tinham se animado com os cumprimentos que ele recebeu de Lula no palco do ato político organizado para o aniversário de 43 anos do PT, na última segunda-feira. Ali, ele agradeceu ao ex-ministro e disse que o mesmo foi solidário com tudo o que o hoje presidente passou quando esteve preso.
Ontem, a turma do ex-chefe da Casa Civil foi às alturas, diante da entrevista concedida por Lula à CNN. Na conversa com a jornalista Daniela Lima, o presidente disse que Dirceu não tem que andar escondido, sob o argumento de que “ninguém pode ser penalizado a vida inteira”.
Foi suficiente para que os amigos de Dirceu passassem a dizer que este é um sentimento que guia muita gente. Houve quem resgatasse, por exemplo, um vídeo do revéillon que Dirceu passou na casa Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, no qual o advogado presta uma homenagem ao ex-ministro e se refere a ele como “o maior político do Brasil”.
Uma tese que passou a circular entre os amigos do ex-ministro é que, depois do carnaval, é provável que ele se faça cada vez mais presente em atividades partidárias. Mas há quem pense que ele ainda manterá uma postura discreta, para não criar problema para o presidente. Prova disso, diz um petista, é que Dirceu achou melhor não aparecer na mega festa de aniversário realizada na terça-feira pelo PT, que reuniu centenas de convidados, num jantar regado a muito espumante e uísque 12 anos. E se tem uma coisa da qual Dirceu sempre gostou é de uma boa festa.
+Leia também: Por que Rui Costa anda sendo comparado a José Dirceu