Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Clarissa Oliveira

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas sobre política e economia. Análises, vídeos e informações exclusivas de bastidores
Continua após publicidade

O freio que Lula põe na própria campanha quando o assunto é religião

Petista enfrenta pressões internas por ofensiva mais agressiva em busca do voto religioso

Por Clarissa Oliveira Atualizado em 12 out 2022, 08h51 - Publicado em 12 out 2022, 08h40

É cada vez mais frequente nos bastidores a ideia de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está determinado a colocar um freio nas pressões da sua campanha por uma ofensiva mais intensa em busca do voto religioso. Lula entende a necessidade de agir nessa frente. Mas acha que qualquer exagero pode se transformar em um tiro no pé.

Hoje, dia de Nossa Senhora Aparecida, Lula preferiu evitar que o tema da religião guiasse cada minuto da agenda de campanha. Foram marcadas caminhadas no Rio de Janeiro. A comemoração católica, naturalmente, não será ignorada. Mas a ideia é ter cuidado com a dose. Primeiro, para não alimentar a estratégia religiosa da campanha do presidente Jair Bolsonaro, que vai dar as caras no Santuário de Aparecida, em São Paulo. Segundo, porque Lula sabe que precisa crescer principalmente no eleitorado evangélico.

Mas, também nesse caso, o petista anda pedindo moderação. A carta aos evangélicos que chegou a ser prometida para a última segunda-feira segue sendo discutida internamente. Chegou a se falar até em promessas de participação efetiva de evangélicos num governo futuro e em parcerias com igrejas para a definição de políticas sociais. A ideia da carta está mantida. Mas, cada vez mais, as conversas caminham principalmente para um compromisso pela liberdade religiosa.

+Leia também: Bolsonaro investe em discurso religioso e Lula intensifica campanha no Rio

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.