Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Clarissa Oliveira

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas sobre política e economia. Análises, vídeos e informações exclusivas de bastidores
Continua após publicidade

A primeira grande promessa que Lula terá de cumprir

Petista inicia hoje a montagem do novo governo e terá de contemplar as forças políticas que aceitaram aderir à sua candidatura

Por Clarissa Oliveira Atualizado em 31 out 2022, 14h49 - Publicado em 31 out 2022, 07h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Brazilian former President (2003-2010) and presidential candidate for the leftist Workers Party (PT), Luiz Inacio Lula da Silva, speaks during a press conference in Sao Paulo, Brazil, on October 24, 2022. - Veteran leftist Luiz Inacio Lula da Silva said he is keeping an eye on poll numbers showing his lead narrowing over far-right incumbent Jair Bolsonaro for Brazil's October 30 presidential runoff but is confident he will win. (Photo by Miguel Schincariol / AFP)
    O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva // (Miguel Schincariol/AFP)

    O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, só toma posse no ano que vem, mas é a partir de hoje que ele terá de cumprir uma de suas primeiras grandes promessas de campanha. Lula atraiu apoios que vão muito além do berço histórico do PT e mesmo da base que deu sustentação a seus governos passados. E a idealização da nova administração terá de contemplar forças ao centro, seja por reconhecimento, seja simplesmente para conseguir governar.

    Publicidade

    +Leia também: Lula vence Bolsonaro e é eleito presidente da República

    Publicidade

    Lula herdará um Congresso muito mais conservador que aquele que deixou quando saiu da Presidência. As eleições deste ano derrotaram o presidente Jair Bolsonaro, mas tiveram o Centrão como um de seus maiores vitoriosos. Um dos poucos caminhos apresentados para que Lula contorne esse quadro é de fato sacramentar uma coalizão com as forças políticas de centro que aceitaram endossar sua candidatura.

    O presidente eleito, segundo interlocutores, pretende ampliar ainda mais esse leque da eleição. Partidos como o PSD de Gilberto Kassab estão entre os alvos naturais da empreitada. Embora muitos tucanos tenham aderido abertamente à candidatura de Lula, a ideia de trazer o partido institucionalmente para a base também é tema das conversas internas. Vale o mesmo para o MDB, que embarcou em parte na campanha com Simone Tebet e a ala nordestina da legenda.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Todas essas negociações passam, naturalmente, pela montagem do novo ministério. A equipe de governo, como disse o próprio Lula na reta final da campanha, começa hoje.  Mas quem já se aliou com Lula no passado sabe que o PT tem fome grande quando o assunto é ministério. Em governos passados, tanto os de Lula quanto os de Dilma, a promessa de um primeiro escalão mais plural sempre foi alardeada. Mas, na hora H, pastas mais importantes sempre terminavam nas mãos de petistas.

    +Saiba mais: ‘Não existem dois Brasis. Somos um único País’; leia a íntegra do discurso de Lula

    Publicidade

     

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.