Os americanos estão consumindo mais maconha do que tabaco. É o que mostra a nova edição do levantamento da Gallup, especializada em pesquisas de mercado, divulgada agora, em agosto. Apenas 11% dos entrevistados afirmaram consumir cigarros de tabaco regularmente, o menor índice registrado pelo estudo anual, realizado desde a década de 1940.
Os usuários regulares de maconha, por outro lado, chegam a 16%. Pela primeira vez, houve uma inversão da preferência. O índice também é o maior da série histórica da Gallup, iniciada em 2013. E a pesquisa também incluiu uma pergunta sobre quantas pessoas consomem outros comestíveis à base de cannabis: 14% responderam afirmativamente.
Mais gente está ao menos experimentando a erva. Em 1969, primeira vez que a pesquisa perguntou aos entrevistados se eles haviam provado maconha ao menos uma vez, 4% disseram que sim. Neste ano, foram 48% de afirmativas, apenas 1 ponto percentual abaixo do recorde, registrado no ano passado. A cannabis também é a favorita da faixa entre 18 a 34 anos: 34% preferem maconha, contra 8% de usuários de tabaco.
O consumo de cigarros “tradicionais” também vem caindo desde que chegou a 45% da população, de acordo com a pesquisa da Gallup de 1954. O último pico foi em 2010, quando 22% dos americanos disseram fumar tabaco regularmente. Hoje, o hábito ainda persiste principalmente entre a população com mais de 55 anos.