Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Bahia

Por VEJA Correspondentes Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Política, negócios, urbanismo e outros temas e personagens baianos.
Continua após publicidade

Bolsonaro teve ‘viés fascista’ no decreto de armas, diz líder do DEM

Elmar Nascimento afirmou que o presidente deveria ter consultado o Congresso antes de editar a medida que flexibiliza porte de armas

Por Rodrigo Daniel Silva
Atualizado em 11 Maio 2019, 10h06 - Publicado em 11 Maio 2019, 10h05

O líder do DEM na Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento (BA), criticou duramente, nesta sexta-feira, 10, a maneira como foi editado o decreto de armas pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL). Para ele, a proposta, que amplia e facilita o porte de armas de fogo, tem “viés fascista” por não consultar o Congresso Nacional.

O parlamentar democrata afirmou, ainda, que o decreto tem “vários itens inconstitucionais”. “Não quero questionar nem o mérito. Nós temos o Estatuto do Desarmamento, que foi uma lei votada no Congresso Nacional. Não pode revogar uma lei via decreto. Isso é um viés fascista. A ministra Rosa Weber já recebeu uma ação de inconstitucionalidade e já pediu informações. Tenho certeza que vários itens ela vai decretar inconstitucionalidade”, afirmou, em entrevista concedida à Rádio Metrópole.

 

Para Elmar Nascimento, a discussão sobre a legalidade do decreto não deve chegar ao Congresso, isto porque, segundo ele, o Supremo Tribunal Federal (STF) deve declarar o texto inconstitucional. “O presidente Bolsonaro acabou de dar uma declaração de que, se o decreto for inconstitucional, tem que cair. Já percebeu que extrapolou”, disse. “Não sei a quem interessa (este decreto). A ação da Taurus subiu 20%. Alguém está ganhando dinheiro nesta brincadeira”, acrescentou.

Nesta sexta-feira, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM), disse acreditar que o decreto não será derrubado pelo Congresso, pois, segundo ele, o texto foi “solidamente construído”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.