“A ressaca não é um fenômeno novo, mas a incidência, naquele ponto, não há dúvidas de que foi um evento novo. A Avenida Niemeyer jamais foi fechada por impactos de ondas”.
Pedro Paulo Carvalho Teixeira, secretário municipal de Governo do Rio e candidato à prefeitura apoiado por Eduardo Paes, sobre a queda da ciclovia inaugurada há três meses.
“Isso não faz o mais vago sentido. Na Niemeyer, os carros estão protegidos. Se a água chegar, o veículo não é arrastado. A ciclovia é suspensa e a onda explode de outra forma”.
Moacyr Duarte, pesquisador do COPPE especialista em análise de risco, ensinando que Pedro Paulo só entende de choques entre casais em crise.
“A prefeitura precisaria ter feito um estudo para ver qual tinha sido a onda mais alta dos últimos 50 anos e, ainda assim, ter dado uma margem de segurança. Essa ressaca foi média, não foi grande”.
David Zee, oceanógrafo e engenheiro civil, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, confirmando que homem que bate em mulher não entende nada de onda que bate em ciclovia.