Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Augusto Nunes

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Imagens em Movimento: Um sucesso em alta velocidade na era pré-YouTube

SYLVIO DO AMARAL ROCHA Imagine um curta-metragem visto por mais de 11 milhões de pessoas em apenas quatro meses. Imagine também que o filme desencadeia uma febre mundial, impulsiona a carreira de um astro de Hollywood, tem sete sequências que consomem um total de 25 milhões de dólares e conta com a presença de atores […]

Por Augusto Nunes Atualizado em 31 jul 2020, 05h23 - Publicado em 15 set 2013, 08h11
  • Seguir materia Seguindo materia
  • SYLVIO DO AMARAL ROCHA

    Imagine um curta-metragem visto por mais de 11 milhões de pessoas em apenas quatro meses. Imagine também que o filme desencadeia uma febre mundial, impulsiona a carreira de um astro de Hollywood, tem sete sequências que consomem um total de 25 milhões de dólares e conta com a presença de atores e diretores consagrados. Depois, imagine que isso foi feito exclusivamente para a web numa era pré-YouTube. Pois é tudo verdade.

    Para melhorar a imagem e aumentar o volume de vendas, a BMW encomendou a uma agência de publicidade “algo cinematográfico”. A primeira proposta foi fazer um filme de aproximadamente 60 minutos, protagonizado por um herói que salvasse pessoas ao volante de veículos da fábrica. A sugestão de transformar em curtas-metragens partiu de David Fincher, produtor executivo da Anonymous Content, produtora que realizou a empreitada. Ele usou como argumentos a maior agilidade nos downloads (não era possível assistir em streaming) e a facilidade para cooptar atores famosos. Assim, optaram por cinco curtas. A divisão do orçamento ─ 90% para a produção e 10% para mídia ─ foi considerada à época um fator de alto risco. Depois do lançamento, em 2001, as vendas da BMW aumentaram cerca de 15% em relação ao ano anterior. O sucesso estrondoso fez com que uma segunda temporada fosse lançada em 2002 com mais 3 filmes.

    Continua após a publicidade

    Na série “The Hire” (O contratado), o ator Clive Owen é The Driver (o motorista), responsável por transportar todo tipo de mercadoria de seus clientes. No primeiro curta (assista abaixo), Embush (Emboscada), de John Frankenheimer, Owen carrega um homem que afirma ter engolido 2 milhões de dólares em diamantes – claro que  the driver só fica sabendo desse detalhe quando um grupo fortemente armado aparece para reivindicar a carga. O ritmo do curta é alucinante.

    Depois de Frankenheimer, vários diretores, entre eles Guy Ritchie, Ang Lee, Wong Kar-wai e Tony Scott (que assina o meu episódio predileto, Beat the Devil, com o insuperável James Brown) entraram na brincadeira. Alguns desses filmes foram premiados em festivais não só de propaganda, mas também de cinema. A qualidade técnica e as narrativas são impecáveis. Valem cada segundo.

    [youtube https://www.youtube.com/watch?v=PKYUtUw-8ig?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&w=425&h=344%5D

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.