Impressionados com a mobilização dos leitores-eleitores que lutam pela entrega do troféu do mês ao senador do PSDB que chefiou a campanha de Luiz Fachin, líderes das mais expressivas correntes políticas do Paraná lançaram nesta tarde, em Curitiba, o Movimento Pela Candidatura Única de Álvaro Dias a Homem sem Visão. “É a maior e mais ecumênica aliança da história do nosso Estado”, entusiasmou-se o governador Beto Richa ao abrir a cerimônia de lançamento do MPCUADHSV.
“Nunca imaginei que o papel de principal cabo eleitoral do professor Fachin me renderia tantas emoções”, comoveu-se Álvaro Dias na chegada ao palanque improvisado na Boca Maldita. Abraçado ao caçula do Supremo Tribunal Federal, o senador pediu às autoridades presentes que, com as mãos entrelaçadas, erguessem os braços para a saudação conjunta à plateia que vaiava a confraternização dos inimigos íntimos. Os organizadores do evento anunciaram que havia 50 pessoas a multidão no palanque. Segundo os cálculos do Datafolha, foram 1.879.
“Nosso movimento é suprapartidário e está acima de possíveis divergências”, afirmou a senadora Gleisi Hoffmann. “O Paraná é mais importante que projetos pessoais”, emendou a seu lado o colega Roberto Requião. “Vim do Rio pela FABTur para reiterar que Álvaro Dias é um exemplo de oposição construtiva”, elogiou o senador Lindbergh Farias. Um dirigente do PSDB confidenciou que Álvaro Dias recebeu mensagens de apoio remetidas por Dilma Rousseff, João Pedro Stédile, Kátia Abreu, Demóstenes Torres e André Vargas, entre outras personalidades da vida nacional.
Em nome do ex-presidente Lula e da Associação dos Réus do STF, Gilberto Carvalho sustentou que o desempenho do senador tucano é coisa para candidatura única. “Cito três proezas”, caprichou na discurseira o coroinha de missa negra. “Primeira: ele enxergou um paranaense no paulista Álvaro Dias e outro paranaense no gaúcho Luiz Fachin. Segunda: enxergou a beleza que existe na amizade entre Fachin e o MST. Terceira: viu um gesto de coragem numa ideia de jerico”.
Até sexta-feira, 29 de maio, os leitores-eleitores poderão lançar outros candidatos em comentários enviados a este post. Se aparecerem concorrentes, a disputa será consumada na enquete. Se prevalecer a candidatura única, fato inédito desde o nascimento do HSV, a enquete se limitará a contabilizar os leitores-eleitores que garantiram um triunfo consagrador.
Antes mesmo da conclusão oficial da disputa, Álvaro Dias já é pior de maio. E assumiu a dianteira entre os candidatos favoritos ao título de Homem sem Visão do Ano.