Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Zoológico de Berlim envia pandas gigantes irmãos para a China

Meng Xiang e Meng Yuan estão com 4 anos e foram embarcados em um cargueiro no sábado, 16

Por Alessandro Giannini Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 18 dez 2023, 19h12 - Publicado em 18 dez 2023, 11h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Dois pandas gigantes nascidos na Alemanha foram enviados à China esta semana, cumprindo acordo firmado entre os dois países. Pit e Paule, também conhecidos pelos seus nomes chineses, Meng Xiang e Meng Yuan, são filhotes de Jiao Qing e Meng Meng, que chegaram ao Zoológico de Berlim em 2017, como parte de uma política diplomática chinesa. Os pais dos gêmeos devem permanecer na capital alemã por mais nove anos.

    Publicidade

    Meng Xiang e Meng Yuan estão com 4 anos e, nesta idade, por força de contrato, devem ser enviados para a China. Após um movimentado evento de despedida dos animais, o Zoológico de Berlim embarcou os filhotes no sábado, 16, a bordo de um avião cargueiro da Air China — veja o vídeo abaixo. Eles já estão em sua nova casa, a Base Panda de Chengdu. A dupla agora passará 30 dias em processo de quarentena.

    Publicidade

    Como funciona o acordo?

    Quando os jovens pandas completaram 4 anos, em agosto, o zoológico disse que os animais viajariam em breve para a China – uma viagem que geralmente acontece quando os animais têm 2 ou 3 anos, mas foi adiada pela pandemia. “Pit e Paule lidaram bem com o voo”, disse à agência Associated Press Andreas Pauly, chefe de saúde animal do zoológico, que acompanhou os irmãos pandas à China. “Quando o bambu está certo, os pandas costumam ficar muito relaxados. Foi a mesma coisa no voo.”

    Ver essa foto no Instagram

     

    Uma publicação compartilhada por iPanda (@ipandachannel)

    Os pandas gigantes têm dificuldade em procriar e os nascimentos são particularmente bem-vindos. Existem cerca de 1.800 pandas vivendo em estado selvagem na China e algumas centenas em cativeiro em todo o mundo. Além disso, o paraíso deles está diminuindo. A perda e a fragmentação do habitat ameaçam a sua existência, transformando-os num símbolo vulnerável do delicado equilíbrio entre os seres humanos e a natureza.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.