Primata recém-descoberto já corre risco de extinção
Existem apenas entre 200 e 250 indivíduos do macaco, habitante do Sudeste Asiático
Cientistas anunciaram nesta quarta-feira, 11, a descoberta de uma nova espécie de macaco, o Trachypithecus popa. O animal, encontrado nas florestas do monte Popa, em Mianmar, já está em risco de extinção: existem apenas cerca de 200 indivíduos pelo planeta.
O primata é fácil de reconhecer, com círculos brancos em volta dos olhos e pelo cinza. Sua dieta consiste principalmente em folhas, assim como outros animais parecidos que habitam o Sudeste Asiático.
Há algum tempo que especialistas especulam sobre a existência de uma espécie desconhecida em Mianmar, com base no DNA extraído das fezes de macacos da região. Contudo, até agora, nenhuma busca tinha sido frutífera.
A estimativa é de que a espécie Trachypithecus popa exista há aproximadamente um milhão de anos. O risco de extinção do novo primata se deve sobretudo a dois fatores: à perda de seu habitat natural e à caça.
A descoberta foi relatada em um artigo publicado no periódico científico Zoological Research.
Pesquisa: maioria dos brasileiros desaprova o trabalho de Lula
Com trajetória errática e efeito-Flávio, direita termina 2025 em busca de um rumo
Consumo de queijos com alto teor de gordura pode estar associado a menor risco de demência, sugere pesquisa
Datafolha: o número que tira Lula do conforto e agrada Flávio Bolsonaro
A empresa que redobrou aposta em ações de dona da Havaianas após boicote da direita







