Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Marte e Júpiter parecerão mais próximos no céu nesta quarta-feira

Os dois planetas poderão ser observados em uma rara conjunção, embora estejam a milhares de quilômetros distantes um do outro

Por Alessandro Giannini Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 ago 2024, 09h34 - Publicado em 13 ago 2024, 08h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Na quarta-feira, 14, Marte e Júpiter poderão ser vistos muito próximos um do outro no céu. É o que os astrônomos chamam de conjunção planetária, um evento raro para quem acompanha os assuntos do cosmos.

    Na realidade, o maior planeta do nosso sistema solar e seu vizinho mais escuro e avermelhado estarão a mais de 575 milhões de quilômetros de distância em suas respectivas órbitas.

    Para os observadores aqui na Terra, especialmente quem estiver nas Américas, Europa e África, a distância aparente entre os dois planetas será menor que a largura de uma Lua cheia. As melhores vistas serão no céu oriental, em direção à constelação de Touro, antes do amanhecer.

    Do hemisfério norte, Marte e Júpiter serão visíveis de meia-noite até o amanhecer, acima do horizonte leste. Do lado debaixo do Equador, os planetas surgirão no nordeste pela manhã, algumas horas antes do nascer do sol.

    “Na verdade, a conjunção será visível de qualquer lugar do mundo, incluindo São Paulo, a partir das 3 da manhã, com melhor visibilidade por volta das 4 ou 5 horas”, disse Roberto Dias da Costa, professor e pesquisador do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP). “Mas a visibilidade depende das condições meteorológicas, sendo necessário um céu limpo para uma boa observação, o que deve acontecer mais para o fim da semana.”

    Continua após a publicidade

    O evento pode ser observado a olho nu. Com binóculos, é possível identificar as quatro luas galileanas de Júpiter. Já os proprietários de telescópios conseguirão enquadrar os dois planetas de uma vez só — o que não é muito comum

    Desde 2018, os planetas não eram vistos tão próximos. E essa conjunção não acontecerá novamente até 2033, quando eles ficarão ainda mais próximos. O mais próximo nos últimos mil anos foi em 1761, quando Marte e Júpiter apareceram a olho nu como um único objeto brilhante. A previsão de algo semelhante acontecer é 2348.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.