Japão lança missão para a Lua com sucesso
Nave deve chegar ao satélite natural até fevereiro
Depois do pouso histórico da Índia na Lua, agora é a vez de o Japão tentar repetir o feito. Lançado com sucesso na noite desta quarta-feira, 6, a missão chamada de Pousador Inteligente para Investigar a Lua (Slim, na sigla em inglês) pretende colocar os japoneses definitivamente na corrida espacial. Se conseguir pousar sua sonda em solo lunar, o país engrossará o ranking de “lunáticos” no quinto posto.
A Slim foi lançada às 20h42, no horário de Brasília, a bordo do foguete H-IIA F47, desenvolvido pela Mitsubishi. Além da Slim, a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (Jaxa) ainda aproveitou o lançamento para colocar no espaço a missão de Imageamento Raio-x e Espectroscopia (XRISM, na sigla em inglês).
Enquanto a XRISM, que desacoplou 14 minutos após o lançamento, pretende estudar o gás de plasma quente do universo para entender a formação dos objetos celestiais, a Slim, que desapegou do foguete aos 47 minutos, deve chegar à Lua entre o final deste ano e o início do próximo para testar e aprimorar a tecnologia de pouso preciso da agência.
Este é o quarto lançamento rumo ao satélite apenas em 2023. Em abril, a empresa privada japonesa ispace tentou, sem sucesso, realizar o primeiro pouso comercial no satélite. Em agosto, após uma tentativa também fracassada da Roscosmos, agência espacial russa, a Índia se tornou o quarto país a conquistar a habilidade de realizar um pouso controlado na Lua.
Os lançamentos acontecem em meio ao acirramento da nova fase da corrida espacial, protagonizada, desta vez, pelos Estados Unidos e pela China. Ambos pretendem levar astronautas de volta ao satélite natural da Terra ainda neste século para o estabelecimento de missões permanentes de exploração. A participação de países menos tradicionais desafia o monopólio das grandes agências e tem o potencial de democratizar a exploração espacial.
Brasil está próximo de ter ministro de tribunal superior preso, diz senador
Cruz Azul x Flamengo: onde assistir, horário e escalações
Moradores do Retiro dos Artistas comovem com pedidos de Natal
Presidente da CCJ diz que pretende ‘enterrar’ projeto que reduz pena de Bolsonaro
Qual eleitor mais se arrepende de ter votado em Lula, segundo o Datafolha







