Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Estudo: Pfizer e Janssen previnem casos graves causados pela ômicron

Artigo de cientistas de Harvard indica que a vacinação da população e certas particularidades da variante podem explicar a maior brandeza dos casos recentes

Por Sabrina Brito 4 jan 2022, 19h49

Em um novo estudo de Harvard publicado na última segunda-feira, concluiu-se que as vacinas produzidas pela Pfizer e Johnson & Johnson são eficientes contra a variante ômicron. De acordo com a pesquisa, a resposta biológica induzida por esses imunizantes é suficiente para proteger contra casos graves que a ômicron poderia causar.

O estudo, que ainda não foi revisado por outros cientistas, apontou que essas vacinas oferecem proteção significativa ainda que a resposta proporcionada por anticorpos seja substancialmente reduzida com o passar do tempo. Nesse sentido, uma terceira dose de imunizante pode ser bastante útil para reforçar as defesas do corpo contra a mais recente variante.

Pesquisas anteriores sugerem que as vacinas já produzidas perdem certo poder quando a questão é enfrentar a ômicron, o que pode resultar em um maior número de infecções. Contudo, segundo os dados atuais, a doença causada por essa variante parece ser mais branda.

O que ainda não se sabe é o motivo dessa maior brandeza. Uma hipótese é o fato de que a população mundial, em grande parte vacinada, está mais protegida contra o SARS-CoV-2. Outra possibilidade é que os efeitos da ômicron sejam naturalmente menos poderosos no ser humano.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.