Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Erupção do vulcão Etna é fotografada do espaço

Astronauta francês consegue capturar a imagem de um grande jato de lava saindo do vulcão a 400 quilômetros de distância

Thomas Pasquet, astronauta francês enviado pela Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), divulgou no Twitter uma imagem do vulcão Etna, na Sicília, em erupção visto do espaço. A foto, publicada nesta terça-feira, foi tirada da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), que fica a 400 quilômetros da superfície terrestre.

A maior parte da imagem, que foi tirada à noite, é ocupada pelas brilhantes luzes de Catânia, uma cidade com pouco mais de 300.000 habitantes. Porém, no canto inferior esquerdo, é possível ver o fluxo de lava do vulcão, que aparece na forma de faixas vermelhas e laranjas.

O Etna tem entrado em erupção desde o final de fevereiro, intercalando períodos de calmaria e de maior atividade. É considerado o maior vulcão da Europa, com 3.000 metros de altura.

Astronauta registra erupção do espaço Vista do vulcão Etna em erupção a partir do espaço.

Vista do vulcão Etna em erupção a partir do espaço. (@thomaspasquet/Twitter)

Ele já havia sido fotografado do espaço anteriormente por Pasquet. A imagem, tirada durante o dia, mostrava uma grande quantidade de fumaça saindo do seu interior.

O astronauta costuma desafiar seus seguidores no Twitter a enviar sugestões de lugares que eles gostariam de ver do espaço. Pasquet já fotografou as pirâmides do Egito, uma aurora boreal, as geleiras dos Alpes e o Deserto do Saara.