Descoberto o berço da humanidade na África

Pesquisa indica que pântano no sul do continente abrigou os primeiros Homo sapiens, ancestrais de todos nós

Por Sabrina Brito 28 out 2019, 19h53

De acordo com um estudo publicado hoje (28) na revista científica Nature, os primeiros Homo sapiens sapiens — subespécie que originou o homem atual — surgiu na porção norte da Botsuana, país ao sul do continente africano. Segundo a pesquisa, esses nossos ancestrais teriam aparecido na região há cerca de 200 mil anos e lá permanecido por mais 70 mil.

O local abrigava o maior sistema de lagos da época, chamado Makgadikgadi (aproximadamente do tamanho da Suíça). Uma mudança nos regimes de chuva teria transformado o local em um pântano, onde a biodiversidade teria aumentado exponencialmente e permitido o surgimento de diversas espécies, a exemplo da nossa.

Há cerca de 130 mil anos, alguns dos povos humanos teriam começado a migrar, tanto para sul quanto para norte. Os que rumaram a sudoeste foram os mais bem-sucedidos: graças ao seu recém-adotado hábito de tornar ao mar em busca de alimentos, eles encontraram melhores condições de vida e prosperaram.

Por outro lado, o grupo que permaneceu perto do Makgadikgadi sobreviveu de forma mais pobre, ainda que bem-sucedida. Ao longo dos milhares de anos, eles deram origem às atuais populações que habitam as redondezas do deserto de Kalahari, no sul da África.

A técnica que permitiu essas descobertas tão detalhadas foi a análise do DNA mitocondrial, que possibilitou aos cientistas compreenderem a velocidade das mutações genéticas da espécie e, assim, entenderem as relações de parentesco e as migrações dos povos da época. Dessa forma, os pesquisadores traçaram a mais precisa árvore genealógica humana já descrita.

De acordo com a geneticista australiana Eva Chan, coautora do estudo, em entrevista a VEJA: “A pesquisa leva a conclusões genéticas, da linguagem e da cultura que permitem elaborar uma compreensão muito maior das nossas origens como seres humanos”. Pouco a pouco, com o apoio da ciência, vamos descobrindo mais sobre o nosso começo — e, quem sabe, sobre o nosso futuro.