Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Descobertas arqueológicas lançam luz sobre vida na época de Jesus

Vasos, utensílios de cozinha, ossários com inscrições em hebraico e pregos das crucificações estão entre os achados

Por Da redação 19 mar 2017, 20h58

Neste domingo, a Autoridade de Antiguidades de Israel revelou a descoberta de dezenas de objetos que datam do século I. Encontrados na região de Jerusalém e na Galileia, eles permitem que os historiadores compreendam melhor a vida na época de Jesus Cristo.

Vasos, utensílios de cozinha, restos de lagares para o vinho, ossários com inscrições em hebraico e pregos das crucificações estão entre os achados. “Podemos descrever de forma precisa a vida cotidiana desta época, desde o nascimento, por meio dos costumes alimentares e das viagens, até a morte, com os ritos funerários”, explica Gideon Avni, diretor da divisão arqueológica da Autoridade de Antiguidades.

A organização também apresentou moedas da época bizantina, descobertas durante escavações nos vestígios de um edifício utilizado pelos peregrinos cristãos, perto de Jerusalém.

As moedas, que datam dos séculos IV e VII, foram encontradas em uma parede, como se seu proprietário tivesse tentado escondê-las, segundo a arqueóloga Annette Landes-Nagar.

“Esta descoberta constitui uma prova da invasão persa no fim do período bizantino, que levou ao abandono deste local cristão”, explica.

(Com informações da AFP)

Continua após a publicidade
Publicidade