Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Descoberta no Iraque ‘taverna’ com geladeira de 5 000 anos

Achado oferece nova perspectiva sobre a vida cotidiana de uma das mais importantes cidades-estados da Mesopotâmia

Por Alessandro Giannini Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 24 fev 2023, 15h08

Em escavações no Iraque, arqueólogos das universidades de Pisa (UniPi), na Itália, e de Pensilvânia, nos Estados Unidos, descobriram o que parece ser uma taverna — espécie de restaurante — que remonta a 2 700 aC. O Projeto Arqueológico Lagash, do qual fazem parte os pesquisadores, desencavou uma área de refeição ao ar livre com bancos, forno, recipientes, restos de comida e uma geladeira de 5 000 anos — chamada de “zeer”, termo árabe que identifica a técnica “pote dentro do pote” para armazenar bebidas e alimentos.

O mais curioso é que o local estava escondido a apenas 50 cm da superfície. A sua descoberta oferece uma nova perspectiva sobre a vida cotidiana das camadas mais humildes de uma das mais importantes cidades-estados da Mesopotâmia, Lagash — onde hoje fica Tell al-Hiba. “A ‘taverna’ de Lagash é, portanto, um elemento importante na reconstrução do conhecimento no campo da produção e distribuição de alimentos, economia na base do primeiro complexo de sociedades da história humana”, disse Sara Pizzimenti, professora da UniPi e uma das líderes da escavação.

Tell al-Hiba, no Iraque: a geladeira -- ou zaar, em árabe -- que abastecia a taverna da antiga cidade-estado de Lagash, na Mesopotâmia
Tell al-Hiba, no Iraque: a geladeira — ou zaar, em árabe — que abastecia a taverna da antiga cidade-estado de Lagash, na Mesopotâmia – (Universidade de Pisa/Reprodução)

Tell al-Hiba está localizado 24 quilômetros a leste da cidade de Shatra, na província de Dhi Qar, no sul do Iraque. Cobrindo mais de 400 hectares, a antiga Lagash foi uma das maiores e mais antigas cidades-estados do sul da Mesopotâmia e a capital do estado de mesmo nome. Ocupada a partir do quinto milênio aC. e abandonada por volta de 2.300 aC, era um dos mais importantes centros comerciais da região, com uma intensa e variada produção artesanal, e com acesso a terras agrícolas.

Até o Projeto Arqueológico de Lagash, iniciado em 2019, as escavações se concentravam na arquitetura religiosa e na compreensão das elites. Com o novo projeto, porém, a atenção dos arqueólogos deu mais atenção às áreas não elitistas da cidade, para poder entender melhor como era a vida na antiga cidade da Mesopotâmia. A descoberta da taberna lança assim uma nova luz sobre o quotidiano de um bairro popular sumério provavelmente ligado às atividades artesanais de produção de cerâmica.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.